quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

CABO DO “BAT” COBERTO COM SUBSTÂNCIA ESTRANHA

Com um “two-base hit” (rebatida de duas bases) o batedor empurrou o corredor da 2ª base para “home”. O receptor pegou o “bat” e mostrou ao árbitro que o cabo estava coberto com substância estranha acima do limite permitido pela Regra 3.02 (c), ou seja, sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm) da extremidade mais fina do “bat”. O batedor é “out”?

Não. O ponto é válido.

Comentário – Regra 3.02 (c): Se a substância (alcatrão de pinho) for aplicada sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm), o árbitro, por sua iniciativa própria ou mediante reclamação da equipe adversária, deverá mandar o batedor usar outro “bat”. O batedor poderá usar o “bat” rejeitado, posteriormente no jogo, somente se o excesso de substância for removido. Se não houver contestação antes de o “bat” ser usado, a transgressão da Regra 3.02 (c) não anulará qualquer ação ou jogada no campo, e protestos sobre tal jogada não serão permitidos.

Regra 3.02 (c) – NOTA: Se o árbitro descobrir que o “bat” não está de acordo com as especificações do item “c” da Regra 3.02 enquanto o batedor está ainda no “batter’s box”, ou depois que esse “bat” tiver sido utilizado no jogo, isso não será motivo para que o batedor seja declarado eliminado ou expulso do jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário