terça-feira, 2 de outubro de 2018

RETORNO PARA TOCAR UMA BASE OMITIDA QUANDO A BOLA ESTÁ MORTA

Rebatida indefensável ao espaço entre os jardineiros esquerdo e central; a bola tocou o solo nas proximidades da cerca e pulou para fora do campo. Bola morta. O batedor-corredor avançou duas bases, porém sem pisar a 1ª base.  Ao perceber a falha cometida, retornou; e após tocar a base, chegou à 2ª base. É permitido fazer isso?

Beisebol

Não. Quando a bola está morta, nenhum corredor pode retornar para tocar uma base omitida, depois de ter avançado e tocado uma base além daquela que omitira. Se a equipe na defensiva apelar, será eliminado.

[Regra 5.09 (c) (2) – REGRA APROVADA (B)]

Softbol

Sim. Um corredor que tenha omitido uma base pode tentar retornar para tal base enquanto a bola está morta, para corrigir a falha. Se, porém, a equipe na defensiva apelar antes de ele tocar a base que omitira, será eliminado. [Enquanto a bola está morta, qualquer membro da equipe na defensiva que está no campo interno (“infield”), com ou sem a posse da bola, pode fazer uma apelação verbal sobre um corredor que tenha omitido uma base, mas somente após o árbitro de “home” colocar uma nova bola no jogo.]

[Regra 5.10.3 (a) (vii a x) – Efeito]

Sem comentários:

Enviar um comentário