quarta-feira, 31 de outubro de 2018

BATEDOR FORA DE ORDEM

“Wild Pitch”* quando havia corredor na 1ª base e um Batedor Fora de Ordem estava no “batter’s box”. O corredor avançou à 2ª base. No arremesso seguinte, um “two-base hit” (rebatida de duas bases) empurrou o corredor para “home”. A equipe na defensiva apelou, imediatamente, sobre o erro na ordem de batedores. Que decisão deve dar o árbitro a este caso?

Deve aplicar a Regra 6.03 (b) (3) e (4), ou seja, eliminar o batedor correto que deixou de bater na sua vez e mandar o corredor retornar à 2ª base.

*Wild Pitch” é um arremesso tão alto, tão baixo ou tão fora do “home plate” que não pode ser apanhado pelo receptor mediante um esforço normal.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “WILD PITCH” (ARREMESSO DESCONTROLADO)]

terça-feira, 30 de outubro de 2018

BATEDOR FAZ “SWING” FORTE E O “BAT” ATINGE A LUVA DO RECEPTOR

Um “out”, contagem de arremessos: dois “strikes”. No arremesso seguinte, quando o corredor da 1ª base estava tentando um “steal” (roubo de base), o batedor virou o “bat”, mas não conseguiu rebater a bola. Ele fez um “swing” tão forte que o “bat” deu  um giro completo e, no “backswing” (movimento para trás), atingiu a a luva (“mitt”) do receptor (a bola foi ao solo). Deve ser declarada uma Interferência?

Se, na opinião do árbitro, o contato do “bat” com a luva foi involuntário, deve ser declarado um "strike"  somente. A bola torna-se morta, o batedor é “out”, e o corredor tem de retornar à 1ª base.

[Comentário – Regra 6.03 (a) (3) e (4) – vide OBSERVAÇÃO]

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

FOI ANOTADO PONTO?

Corredor na 1ª e 2ª base, um “out”. “Base Hit” (rebatida indefensável) para “centerfield” (jardim central). O corredor da 2ª cruzou o “home plate”; o da 1ª também avançou para “home”, e foi eliminado pouco antes de alcançar a base; o batedor-corredor chegou tranquilamente à 2ª base, porém foi declarado “out” por ter omitido a 1ª base.

Nessa jogada não foi anotado ponto.

Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO: Não deve ser anotado um ponto se o corredor avança ao “home base” durante uma jogada em que a terceira eliminação é feita: (1) sobre o batedor-corredor antes que ele toque a primeira base; (2) sobre qualquer corredor, em jogada forçada; ou (3) sobre um corredor precedente, que é declarado eliminado por ter deixado de tocar uma das bases.

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

DISTÂNCIA ENTRE “PITCHER’S PLATE” E “HOME PLATE” INCORRETA

Quando a primeira metade do terceiro “inning” estava em andamento,  foi constatado que a distância entre “pitcher’s plate” e “home plate” estava menor do que a estipulada em regra.  Os árbitros devem corrigir o erro imediatamente?

Não. Tanto no beisebol, como no softbol, o erro deve ser corrigido no início da primeira metade do “inning” seguinte.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

DEVE SER APLICADA A REGRA DE “INFIELD FLY”?

Corredor na 1ª e 2ª base, nenhum eliminado. “Fly” para as proximidades da linha de “foul” da 1ª base. O árbitro declarou: “INFIELD FLY” SE FOR “FAIR”. A bola caiu no território “foul”, sem ter contato com defensor, rolou para o território “fair” e parou na frente da ‘almofada’ da 1ª base.  Deve ser aplicada a Regra 5.09 (a) (5)?

Sim. O batedor é “out”.

Se num “Infield Fly” declarado a bola cai ao chão sem ter contato com um defensor, fora das linhas de base, e rola ou salta para o território “fair”, antes de passar a 1ª ou 3ª base, é um “Infield Fly”.


(DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INFIELD FLY”)

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

BATEDOR FORA DE ORDEM


A ordem de batedores é “A” – “B” – “C” – “D” – “E”. ... “B” foi ao “batter’s box” no turno de “A” e acertou uma rebatida indefensável (corredor na 1ª base, nenhum eliminado). Em seguida, “D” bateu na vez de “C” e, com uma rebatida indefensável, chegou à 1ª base (corredor na 1ª e 2ª base, nenhum eliminado). “C”, também um batedor fora de ordem, acertou um “home run”. Os três corredores avançaram legalmente e pisaram o “home plate”. A equipe na defensiva apelou sobre o erro na ordem de batedores somente quando “A” entrou no “batter’s box”. Como solucionar este caso?
“E” é eliminado. O “home run” é anulado. O batedor seguinte é “F”. O jogo deve reiniciar com um eliminado, corredor na 1ª e na 2ª bases.
[Beisebol: Regra 6.03 (b)]
(Softbol: Regra 5.4.1 – Efeito)

terça-feira, 23 de outubro de 2018

BOLA LANÇADA ATINGE JOGADOR RESERVA FORA DO “BENCH”

Aconteceu num jogo de beisebol. Corredor na 3ª base, um eliminado. Rebatida “ground” para o jardim direito. O jardineiro direito efetuou a defesa e fez um lançamento descontrolado à 1ª base; a bola foi rolando para as proximidades do “bench” da equipe na ofensiva (lado da 1ª base) e atingiu o jogador reserva que estava retornando (ao “bench”) após recolher o “bat” que o batedor deixou largado no chão. Em razão disso, o receptor não conseguiu apanhar a bola. O batedor-corredor avançou à 2ª base, e o corredor pisou o “home plate”. Que decisão deve ser dada a este caso?

Primeiramente o árbitro deve ‘matar’ a bola. Se ele julgar que esse incidente estorvou uma jogada do receptor sobre o batedor-corredor, deverá eliminá-lo; caso contrário, deverá mandá-lo de volta à 1ª base. O corredor da 3ª base tem de retornar.

[Regra 6.01 (b)]

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

BATEDOR ELIMINADO COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª e  3ª base, dois “outs”, contagem de arremessos: 2 – 2. No arremesso seguinte, o batedor fez “swing” e, achando que o receptor derrubara a bola, correu para a 1ª base. A bola lançada pelo receptor para tentar eliminar o corredor da 1ª base  –que não estava em contato com a 'almofada'– atingiu as costas do batedor e desviou. O corredor da 3ª base pisou o “home plate”.

A bola torna-se morta. O corredor da 1ª base deve ser declarado “out” em razão da Interferência cometida por seu companheiro de equipe; o da 3ª base tem de retornar.

[Regra 6.01 (a) (5), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

domingo, 21 de outubro de 2018

MLB – MUDANÇA DE DECISÃO: “SAFE” PARA “OUT”

A bola rebatida ("ground ball") passou sobre a 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa nas proximidades da linha de "foul" e fez um mau lançamento ao defensor da 1ª base. Este apanhou a bola com dificuldade e saiu da base.  O árbitro declarou "SAFE" (sinalizou que o defensor estava fora da base quando apanhou a bola). Os árbitros se reuniram e, ao constatarem através do “replay” que o defensor estava tocando a base quando recebeu a bola, mudaram a decisão (o batedor-corredor foi eliminado).

Clique aqui para ver o lance (no trecho 4.44 - 4.56).

sábado, 20 de outubro de 2018

MLB – "BALL GIRLS"* (CATADORAS DE BOLA) APANHAM BOLA REBATIDA

Para visualizar clique aqui.

O vídeo mostra, no trecho 2.05 –2.46, "ball girls" apanhando bola rebatida "fair", ou seja, cometendo Interferência (o ato de apanhar uma bola em jogo é interpretado como uma interferência intencional).

Quando "ball boy" (catador de bola) / "ball girl" apanha um "fair ball",  o árbitro deve 'matar' a bola no momento em que a falta é cometida e impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o ato da Interferência.


[Regra 6.01 (d), Comentário – Regra 6.01 (d)]

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

BATEDOR ELIMINADO POR AÇÃO ILEGAL

O corredor da 1ª base  iniciou a corrida à base seguinte no momento em que o arremessador completou o arremesso. Após fazer “swing” (girar o “bat”) para tentar rebater o arremesso colocado no canto interno da zona de “strike”, o batedor deu um passo com o pé de apoio à frente do “home plate”. Por essa razão, o receptor não conseguiu lançar à 2ª base.

Beisebol

O batedor é eliminado por ação ilegal. A bola torna-se morta. O corredor tem de retornar à 1ª base.

[Regra 6.03 (a) (3)]
Softbol

O batedor é eliminado em razão da falta cometida (Interferência). A bola é declarada morta, e o corredor tem de retornar à última base que, na opinião do árbitro, estava ocupando no momento em que o batedor saiu do “batter’s box” e estorvou o receptor.

[Regra 5.4.4 (c) (i)]

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

FOI ANOTADO PONTO

Um eliminado, contagem de arremessos: dois “strikes”. Tentativa de “home steal” (roubo de “home”). O arremesso atingiu o corredor, na zona de “strike”, e desviou. O corredor tocou o “home base”. O árbitro deve mandá-lo de volta à 3ª base?

Não. A bola torna-se morta, mas o corredor anota ponto. O batedor é “out”.

[Regras: 5.06 (c) (8), 5.09 (a) (14)]

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

DEVE SER APLICADA A REGRA DE “INFIELD FLY”?

Corredor na 1ª e 2ª base, um “out”. “Fly” para as proximidades da linha de “foul” da 3ª base. O árbitro declarou: “INFIELD FLY”. O defensor da 3ª base avançou e tentou efetuar a defesa, mas a bola caiu antes da base, sem ser tocada, e rolou para o território “foul”. Deve ser aplicada a Regra 5.09 (a) (5)?

Não. É um “foul ball”.

Se num “Infield Fly” declarado a bola cai ao chão sem ter contato com um defensor e rola ou salta para o território “foul”, antes de passar a 1ª ou 3ª base, é um “foul ball”.

(DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INFIELD FLY”)

terça-feira, 16 de outubro de 2018

RECEPTOR ESTORVA O BATEDOR NUM “SQUEEZE PLAY”*

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado. “Squeeze Play”. O receptor apanhou a bola arremessada quando ela estava passando sobre o “home plate”. O batedor nem tentou rebater.
Beisebol
Deve ser declarada uma Interferência da Defensiva*; ao batedor é concedida a 1ª base, e os corredores são autorizados a avançar uma base, já que é imputado um “balk” ao arremessador.
[Regra 6.01 (g) – vide NOTAS 1, 2, 3 e 4]
Softbol
Deve ser declarada uma Obstrução*; ao batedor é concedida a 1ª base, e os corredores são autorizados a avançar somente se forem forçados
[Regra 5.5.1 (d), Regra 5.5.1 (d) – Efeito (4)]
*“Squeeze Play” = Jogada em que uma equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de “bunt”.
*No beisebol, o lance em que o receptor ou qualquer outro jogador da defensiva estorva o batedor (ou impede que ele gire o “bat” ou rebata uma bola arremessada) é tratado como Interferência da Defensiva, e no softbol, como Obstrução.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

DEFENSOR OCUPA UMA POSIÇÃO NA LINHA DE VISÃO DO BATEDOR

Corredor na 1ª e 3ª base, um “out”. “Ball Count” (contagem de bolas arremessadas): 3 – 2 (três “balls” – dois “strikes”). No momento em que o arremessador efetuou o arremesso, o defensor da 1ª base estava posicionado na linha de visão do batedor, com a intenção de distraí-lo.

Beisebol

O infrator deve ser removido do jogo e deixar o campo de jogo. Se for cometido um “balk”, a falta será anulada.

[Regra 6.04 (c) – PENALIDADE]

Softbol

O jogador é expulso do jogo.

[Regra 4.3.4 (a)]

domingo, 14 de outubro de 2018

ESQUEÇA ISSO COMPANHEIRO!

Um dia, Marv Throneberry do New York Mets acertou um “three-base hit” (rebatida de três bases), porém o defensor da 2ª base notou que ele passou pela 2ª base, sem pisá-la. Houve apelação. Casey Stengel, técnico do Mets, entrou correndo no campo para protestar, mas foi impedido pelo “base-coach” da 1ª base, que lhe disse:  “Esqueça isso Casey, ele omitiu também a 1ª base!”

Fonte: Big League Baseball Puzzlers, de Dom Forker