quinta-feira, 16 de agosto de 2018

NÃO FOI DECLARADO 'DEDDO BOORU'*

Batedor atingido pela bola arremessada estava a caminho da 1ª base; o árbitro 'matou' a bola, mas não lhe concedeu a 1ª base. O batedor reclamou e foi expulso do jogo.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 3.55 – 4.08).

O árbitro julgou e decidiu  que o batedor não tentou se esquivar do arremesso.

Regra 5.05 <6.09> (b) <6.08>: O batedor torna-se um corredor e adquire o direito de ir à primeira base, sem o risco de ser eliminado (desde que avance e toque a primeira base), quando:

(2) É atingido por uma bola arremessada que ele não tenha tentado rebater, a menos que (A) isso tenha ocorrido na zona de "strike", ou (B) ele não tenha tentado se esquivar da bola.

Se a bola está na zona de "strike" quando atinge o batedor, deve ser declarado um "STRIKE", independentemente de ele ter tentado evitar a bola ou não. Se a bola está fora da zona de "strike" quando atinge o batedor –e este não tenta evitar ser atingido– deve ser declarado um "BALL".

REGRA APROVADA: Quando o batedor é atingido por um arremesso, a bola torna-se morta –mesmo quando ele não adquire o direito de ir à 1ª base– e nenhum corredor pode avançar.

Vide NOTAS 1, 2, 3 e 4.

*'Deddo Booru' (ou 'Detto Booru') = "Hit by Pitch"

Sem comentários:

Enviar um comentário