quinta-feira, 9 de agosto de 2018

BOLA LANÇADA ATINGE AS COSTAS DO BATEDOR-CORREDOR

Rebatida "ground" em direção à 1ª base. O defensor da 1ª base efetuou a defesa e lançou ao defensor da 2ª base, que estava cobrindo a 1ª base. A bola lançada atingiu as costas do batedor-corredor  –este estava correndo fora da faixa de três pés (dentro do território "fair")– e foi ao solo; o árbitro da 1ª base declarou "SAFE".

Clique aqui e veja o lance no trecho 1.06  – 1.09.

Teria o árbitro julgado que o defensor atirou a bola, intencionalmente, no corpo do batedor-corredor ao perceber que não conseguiria eliminá-lo normalmente?

A Regra 5.09 (a) <6.05> (11) diz:  Um batedor é eliminado quando, ao correr a última metade da distância entre o “home base” e a 1ª base, sai à direita da faixa de três pés, ou entra em território “fair” (à esquerda da linha de “foul”), e, na opinião do árbitro, tal procedimento estorva o defensor que está recebendo a bola lançada à 1ª base (nesse caso a bola torna-se morta); exceto quando ele pode correr fora da faixa de três pés, ou por dentro da linha de “foul”, para evitar interferir na ação de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida.

Comentário – Regra 5.09 (a) (11) [Comentário – Regra 6.05 (k)]: As linhas que marcam a faixa de três pés fazem parte dessa faixa. O batedor-corredor tem de estar com ambos os pés dentro da faixa de três pés ou sobre as linhas que a delimitam. É permitido que o batedor-corredor saia da faixa de três pés dando um passo, uma passada larga, esticando-se ou deslizando nas proximidades da primeira base (com o único propósito de tocar a base).

Sem comentários:

Enviar um comentário