sábado, 30 de junho de 2018

JOGO PERFEITO ("PERFECT GAME")

Jogo Tampa Bay Rays (0) vs. (4) Oakland Athletics. "Pitcher" do Athletics  realizou um Jogo Perfeito; arremessou nove "innings" sem permitir que batedores da equipe adversária chegassem a salvo ("safe") à 1ª base.  

Para visualizar clique aqui.

Jogo Perfeito é aquele em que um arremessador atua nove "innings" (no mínimo), não permite que jogadores da equipe adversária alcancem a 1ª base e assegura a vitória de sua equipe.

sexta-feira, 29 de junho de 2018

BASE POR "BALLS" ("BASE ON BALLS") INTENCIONAL

Quando o arremessador estava concedendo quatro "balls", intencionalmente, o batedor rebateu um dos arremessos –a bola foi em direção ao jardim central– e empurrou o corredor da 2ª base para "home".

Clique aqui para ver o lance (no trecho 1.52 - 2.05).

Em 2017, a regra sobre base por "balls" intencional foi alterada. Se o técnico informa o árbitro sobre sua intenção de deixar o batedor 'andar'  ("walk"), não há necessidade de o arremessador efetuar os arremessos. (O árbitro deve conceder a 1ª base ao batedor como se ele tivesse recebido quatro arremessos fora da zona de "strike".)

[DEFINIÇÕES DE TERMOS/"BASE ON BALLS" (BASE POR "BALLS"), Comentário Regra 5.05 (b) (1) ,Comentário - Regra 6.08 (a)]

quinta-feira, 28 de junho de 2018

"PICKOFF PLAY" – É "BALK"?

Corredor na 1ª base. Arremessador (canhoto) na Posição "Set" levantou o pé livre e lançou ao defensor da 1ª base, dando um passo em direção à base, num "pickoff play".  

Clique aqui e veja os lances mostrados no vídeo (no trecho 0.26 – 0.41).

Jogada legal. Se ele tivesse movimentado o pé livre além da borda traseira do "pitcher's plate", seria penalizado com um "balk". 

Comentário – Regra 6.02 (a) (1) [Comentário – Regra 8.05 (a)]: Se um arremessador canhoto ou destro movimenta o pé livre além da borda traseira do "pitcher's plate", ele é obrigado a arremessar ao batedor, a menos que lance à segunda base num "pickoff play" (jogada para surpreender um corredor fora da base).

quarta-feira, 27 de junho de 2018

BATEDOR-CORREDOR É “OUT”?

Rebatida “ground” ao campo interno. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e fez um lançamento descontrolado à 1ª base. O defensor da 1ª base estendeu o braço para agarrar a bola, mas esta desviou ao ter contato com a luva e, após tocar o seu corpo, ficou presa na axila.  Enquanto isso, o batedor-corredor pisou a base.

O batedor-corredor não é “out”, já que não houve “catch” (pegada legal). Para a pegada ser válida, o defensor tem de segurar a bola com a mão ou luva, por algum tempo, e provar que teve controle absoluto dela.


[Beisebol: DEFINIÇÕES DE TERMOS/“CATCH” (PEGADA LEGAL)]

(Softbol: Regra 1 - Seção 15)

terça-feira, 26 de junho de 2018

'KENSEI'* – LANÇAMENTO SEM DAR PASSO EM DIREÇÃO À BASE

Arremessador (canhoto) na Posição "Set" tirou o pé de apoio para trás do "pitcher's plate" e lançou à 1ª base, sem dar um passo com o pé livre em direção a essa base.

Jogada legal.

[Regra 5.07 <8.00> (a) <8.01> – NOTA 4]: Quando há corredor(es) em base, o arremessador pode sair de sua posição a fim de executar uma jogada, mesmo após ter assumido a Posição “Set”. Nesse caso, deve tirar o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate”; não é permitido tirar para a frente ou para os lados da placa. Se o arremessador  tirar o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate”, não poderá arremessar ao batedor, mas poderá lançar a uma base ocupada, sem dar passo em direção a essa base e só com “snap” (movimento do punho), ou simular um lançamento a essa base.

Clique aqui para ver os lances (nos trechos 0.11 – 0.23 e 1.13 – 1.20).

*‘Kensei’ é um termo japonês. Fazer ‘kensei’ significa reprimir, suster a ação ou movimento de, segurar etc. No beisebol, esse termo é usado para designar aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. 'Kensei' = "Pickoff Play".

segunda-feira, 25 de junho de 2018

PEGADA LEGAL?

O receptor apanhou um “fly” com a luva ("mitt") depois de a bola ter tocado sua máscara e antes de ir ao solo. O batedor é “out”?

Sim. Houve pegada legal.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS/”CATCH” (PEGADA LEGAL) – NOTA]

domingo, 24 de junho de 2018

REBATIDA LIMPA-BASES

Jogo Los Angeles Angels vs. Kansas City Royals. Primeira metade do 7º “inning”, LAA na ofensiva. Bases cheias, dois eliminados, contagem de arremessos: 1 – 2, placar: LAA (3) x (0) KC. Shohei Ohtani empurra três pontos com um “three-base hit” (rebatida de três bases) ao espaço entre os jardins central e direito.

Clique aqui para ver o lance.

sábado, 23 de junho de 2018

CINCO JOGOS ENCERRADOS DE FORMA NÃO USUAL

5) Jogo SEA vs. O’s. Segunda metade do 11º “inning”, O's no ataque. Corredor na 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 1 – 0, placar empatado (4 x 4). "Bunt" na direção da 3ª base empurra o ponto da vitória (o defensor da 3ª base deixou a bola passar para trás).


4) Jogo TEX vs. LAD. Segunda metade do 9º “inning”, LAD no ataque. Corredor na 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 1 – 2, placar empatado (0 x 0). O arremessador comete “balk” (mexeu o corpo).


3) Jogo NYM vs. NYY. Segunda metade do 9º “inning”, NYY no ataque. Corredor na 1ª/2ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 1, placar: NYM 8 X 7 NYY. Rebatida “fly”; o defensor da 2ª base derruba a bola; os corredores pisam o "home plate". Placar final:  NYM 8 x 9 NYY.


2) Jogo BOS vs. STL. Segunda metade do 9º “inning”, STL no ataque. Corredor na 2ª/3ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 0 – 1, placar empatado (4 x 4). Rebatida em direção ao defensor da 2ª base. Este efetua a defesa e lança para “home” (o corredor da 3ª é “out”). O receptor, ao tentar eliminar o corredor da 2ª base, faz um lançamento descontrolado à 3ª base; o defensor da 3ª base cai ao tentar apanhar a bola e atrapalha o corredor. No momento em que o corredor é tocado pelo receptor (que recebera a bola lançada pelo jardineiro esquerdo), antes de chegar ao “home plate”, o árbitro de “home” aponta  a falta cometida pelo defensor da 3ª base (Obstrução) e sinaliza que foi anotado ponto. Placar final: BOS 4 x 5  STL. BOS reclama, mas a decisão é mantida.


1) Jogo BAL vs NYY. Segunda metade do 9º “inning”, NYY no ataque. Corredor na 2ª base, um eliminado, placar empatado (5 x 5). “Base Hit” (rebatida indefensável) para “rightfield” (jardim direito). A bola é lançada para “home”. O corredor chega deslizando para “home”; o receptor derruba a bola.


Clique aqui para ver os lances.