sábado, 31 de março de 2018

CURSO INTERMEDIÁRIO IBAF 2018 de Anotação

A TODOS INTERESSADOS


A Equipe de Anotação e Estatística, como apoio da CBBS, FPBS e AAA,convida os interessados a participarem do CURSO INTERMEDIÁRIO IBAF 2018 de Anotação.


CURSO INTERMEDIÁRIO IBAF
Este curso tem como objetivo desenvolver a capacidadede registro gráfico do jogo e apresentar o fechamento do jogo. É recomendado para Anotadores(as)iniciantes,Dirigentes,Técnicos,Torcedores e Atletas que participaram do curso básico ou que tenham conhecimento básico da anotação.


PRÉ REQUISITO
Conhecimento de anotação básica do IBAF
As inscrições deverão ser feitas até o dia 18/04/2018
através do link:
NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES FORA DO PRAZO!!!


Datas: 21 e 22 de abril de 2018
Horário: Sábado:08h00 às 18h00 Domingo:08h00 às16h00
Local: Rua Robert Bosch, 295–Barra Funda– SãoPaulo Estacionamento na frente do local (poucas vagas)e na rua.


Taxa Curso: R$60,00(pagamento em dinheiro no sábado)
Para aqueles que participaram do curso básico em Janeiro/2018 será concedido desconto de 50%
Taxa Refeição: R$ 10,00 (para o coffee break dos 2 dias)
R$ 40,00 para Almoço (obentô para os 2 dias)
Instrutores: Cristina Aoyagui, Marcio Maeda, Maria Sunto e Sonoe Hirae

sexta-feira, 30 de março de 2018

RECEPTOR UTILIZA SUA MÁSCARA PARA PARAR UMA BOLA ARREMESSADA

Corredor na 2ª base. O receptor utilizou sua máscara para parar a bola arremessada que desviou após tocar seu "mitt". O árbitro aplicou a Regra 5.06 (b) (3) <7.04> (E) e mandou o corredor à 3ª base. O técnico da equipe na defensiva reclamou e foi expulso do jogo.

Clique aqui para ver o lance.

Regra 5.06 (b) (3) <7.04> (E): Cada corredor, com exceção do batedor, pode avançar uma base, sem o risco de ser eliminado, quando um defensor remove seu boné, máscara ou qualquer parte do seu uniforme do lugar onde normalmente são usados e toca, intencionalmente, uma bola arremessada. A bola permanece em jogo e a concessão é feita a partir da posição do corredor no momento em que a bola foi tocada.

quinta-feira, 29 de março de 2018

DEFENSOR ATIRA SUA LUVA E PARA UMA BOLA LANÇADA

“Base Hit” (rebatida indefensável). A bola passou sobre a ‘almofada’ da 2ª base e rolou para “centerfield” (jardim central). O jardineiro central, ao tentar eliminar o batedor-corredor, que estava avançando à 2ª base, fez um mau lançamento. O defensor da 2ª base parou a bola atirando sua luva. O árbitro da 2ª base aplicou a Regra 5.06 (b) (4) <7.05> (E) e mandou o batedor-corredor à 3ª base (concessão de duas bases a partir da posição que ele ocupava no momento  em que a luva atirada atingiu a bola). A bola permanece em jogo.

Decisão correta.

Se a luva não tivesse tocado a bola, não haveria penalidade.

Esta regra não deve ser aplicada contra um defensor cuja luva é arrancada de sua mão pela força da bola lançada, ou quando a luva escapa de sua mão no momento em que faz um visível esforço para apanhar a bola.

[Comentário - Regra 5.06 (b) (4) (B) a (E) <Comentário - Regra 7.05 (b) a 7.05 (e)>]

quarta-feira, 28 de março de 2018

RECICLAGEM 2018 EM COOPER CLUBE (SP)

Nos dias 24 e 25 de março de 2018, realizamos mais uma etapa da Reciclagem 2018, dessa vez no Cooper Clube (SP). No sábado foi feita uma Clínica para 14 novos árbitros. E no domingo foi feita a Reciclagem com a participação de 50 árbitros.


Gostaríamos de agradecer ao Carlos Takeda, Marcelo Magalhães e Silvio Shimasaki, pela organização desse evento.

terça-feira, 27 de março de 2018

DEFENSOR ATIRA SUA LUVA E PARA UMA BOLA REBATIDA

Rebatida "fly" para trás do arremessador. Este, percebendo que não conseguiria efetuar a defesa, parou a bola atirando sua luva e, em seguida, lançou à 1ª base. O árbitro da 1ª base aplicou a Regra 5.06 (b) (4) <7.05> (C) e concedeu três bases ao batedor-corredor.

Para visualizar clique aqui.

A bola continua viva e o batedor pode avançar para "home", a seu risco.

NOTA: Deve-se aplicar este item da regra mesmo que a bola tenha sido tocada por um defensor.

segunda-feira, 26 de março de 2018

BOLA ARREMESSADA TOCA O SOLO ANTES DO “HOME PLATE”

Bola arremessada legalmente tocou o solo antes do “home plate” e estava passando na zona de “strike”. O batedor rebateu essa bola e chegou “safe” à 2ª base. A jogada deve ser anulada?

Não. A rebatida é válida.

Se o batedor rebate um arremesso que toca o solo, a ação seguinte deve ser a mesma de quando ele rebate uma bola arremessada em voo.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS/“BALL”]

sábado, 24 de março de 2018

sexta-feira, 23 de março de 2018

CORREDOR FORÇADO A AVANÇAR ULTRAPASSA A BASE QUE LHE FORA CONCEDIDA

Bases cheias, dois eliminados. O batedor foi autorizado a ir à 1ª base em razão de uma base por “balls” (“base on balls”). O corredor da 2ª base foi eliminado por toque ao ultrapassar a 3ª base, depois de pisá-la, e completou a terceira eliminação antes de o corredor da 3ª base pisar o “home plate”.

Deve ser anotado um ponto, uma vez que o corredor da 3ª base já havia sido “empurrado” para “home” pelo batedor que obtivera base por “balls”, e o que ele precisava fazer era avançar e tocar a base seguinte.

Comentário – Regra 5.06 (b) (3) (B) [Comentário – Regra 7.04 (b): Um corredor que tenha sido forçado a avançar, sem o risco de ser eliminado, pode ultrapassar a base que lhe fora concedida, mas a seu próprio risco. Mesmo que tal corredor forçado a avançar seja eliminado após ultrapassar a base e complete a terceira eliminação antes que um corredor precedente, também forçado a avançar, toque o “home plate”, o direito desse corredor precedente avançar não é afetado; ele pode anotar ponto.

quinta-feira, 22 de março de 2018

DOIS CORREDORES SOBRE UMA BASE

Para visualizar clique aqui.

Regra 5.06 (a) (7.01) (2) [7.03 (a)]: Dois corredores não podem ocupar uma base, mas se, enquanto a bola está viva, dois corredores estiverem tocando uma base, o corredor subsequente será eliminado se for tocado, e o corredor precedente terá o direito de ocupar essa base, a menos que seja aplicada a Regra 5.06 (b) (2) [Regra 7.03 (b)].

Regra 5.06 (b) (2) [7.03 (b)]: Numa jogada em que um corredor é "empurrado" (forçado a avançar) pelo batedor que se tornara um corredor, dois corredores estão ocupando a base para a qual  o corredor subsequente é obrigado a ir. Nesse caso, o corredor subsequente tem o direito de ocupar essa base, e o corredor precedente deve ser eliminado se for tocado, ou se um defensor, de posse da bola, pisar a base para a qual ele (corredor precedente) é obrigado a avançar.

quarta-feira, 21 de março de 2018

CORREDOR TEM CONTATO FÍSICO COM "BASE COACH"

Corredor na 1ª e 3ª base, um "out". "Base Hit" (rebatida indefensável) para "centerfield" (jardim central). O corredor da 3ª pisou o "home plate"; o da 1ª alcançou a 3ª base e,  ao ultrapassá-la, chocou-se com o "base coach". O jardineiro central parou a bola e lançou à 3ª base. Na opinião do árbitro, o lance foi normal, já que o "base coach" não prestou ajuda física ao corredor para fazê-lo retornar (o choque foi acidental).

Clique aqui para ver o lance.

Regra 6.01 (a) (7.09) (8): É Interferência de um batedor ou corredor quando, na opinião do árbitro, o "base coach" da terceira ou primeira base, tocando ou segurando o corredor, presta-lhe ajuda física para fazê-lo retornar à/sair da terceira ou primeira base.

terça-feira, 20 de março de 2018

“FOUL TIP”

“Ball Count” (contagem de arremessos): dois “strikes”. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola triscou o “bat” e, após tocar o “mitt”, foi de encontro ao protetor de tórax do receptor. Que decisão deve ser dada se o receptor apanhar essa bola, no rebote,  antes que ela toque o solo?
Deve ser declarado um “foul tip”. É “strikeout”. (Por cada “foul tip” é contado um “strike”; a bola permanece em jogo.)
[Beisebol: DEFINIÇÕES DE TERMOS/“FOUL TIP”, Regra 5.09 (a) <6.05> (2),  Comentário – Regra 5.09 (a) (2) <Comentário – Regra 6.05 (b)>]
(Softbol – Regras: 1 – Seção 39, 7 – Seção 6l)
No beisebol, “foul tip” é uma bola rebatida que vai brusca e diretamente do “bat” às mãos do receptor e é agarrada legalmente. Se a bola vai do “bat” ao corpo, máscara ou protetor do receptor e, no rebote, é agarrada antes que toque o solo, a pegada não é legal, a menos que essa bola tenha tocado primeiro a sua mão ou o seu “mitt”. Se a bola não é agarrada legalmente, é um “foul ball”, e não um “foul tip”.
No softbol, “foul tip” é uma bola rebatida que: a) vai diretamente do “bat” às mãos do receptor; b) não sobe além da cabeça do batedor; c) é agarrada legalmente pelo receptor.
Como no beisebol,  se a bola não é agarrada legalmente, não é um “foul tip”; é um “foul ball”. A pegada não será considerada legal se a bola apanhada pelo receptor for um “rebound” (ricochete), a menos que ela tenha tocado primeiro a sua mão ou a sua luva.
Se a bola sobe além da cabeça do batedor, e essa bola é agarrada legalmente pelo receptor, não é um “foul tip”; é um “fly out”.

segunda-feira, 19 de março de 2018

"HIT BY PITCH"*?

O batedor foi atingido por um arremesso; o árbitro declarou um "hit by pitch" e mandou-o à 1ª base.  O técnico da equipe na defensiva reclamou –alegou que o batedor não tentou se esquivar da bola–, mas a  decisão foi mantida.

Regra 5.05 (6.09) (b) <6.08> (2) – NOTA 3: Somente o árbitro de “home” pode julgar e decidir se o batedor tentou ou não se esquivar do arremesso; se ele achar que o acidente foi inevitável devido à natureza da bola arremessada, deverá conceder-lhe a 1ª base.

Clique aqui para ver o lance.

*"Hit by Pitch" é aquele lance em que o batedor atingido por um arremesso adquire o direito de ir à 1ª base.

domingo, 18 de março de 2018