quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CLÍNICA E RECICLAGEM 2018 EM CURITIBA

Nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2018, estivemos em Curitiba-PR, para mais uma etapa da Reciclagem 2018. Participaram 24 árbitros, sendo 5 novos árbitros. No sábado foi ministrado uma Clínica para os novos árbitros.

Gostaríamos de agradecer ao Gérson Trinoski, Alberto Yamamoto e Morio Tanabe (presidente da ACBS), pela organização desse evento.

Próximas etapas da Reciclagem:

São Paulo (Gecebs) – 03 de março de 2018
São Paulo (Nippon) – 04 de março de 2018
Marília – 10 de março de 2018
Pres. Prudente – 11 de março de 2018
Guararapes – 17 de março de 2018
São Paulo (Cooper) – 24 e 25 de março de 2018

Obs.:
No Cooper será Clínica no sábado e Reciclagem no domingo.
Nos outros locais, sómente Reciclagem.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

BOLA ARREMESSADA DESVIA APÓS TOCAR O SOLO E ATINGE O BATEDOR


Uma bola arremessada legalmente pulou após tocar o solo antes do “home plate” e bateu forte no corpo do batedor, apesar de ele ter tentado evitar ser atingido. O árbitro de “home” declarou um “hit by pitch”*.
Decisão correta. O batedor adquire o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado, quando é atingido por um arremesso, desde que tenha tentado se esquivar da bola (ainda que essa bola tenha tocado o solo antes de atingi-lo).  A bola torna-se morta.
[Beisebol: DEFINIÇÕES DE TERMOS/“BALL”, Regra 5.05 (6.09) (a) (3)]
(Softbol: Regra 8 – Seção 1f - vide EXCEÇÃO)
*Hit by Pitch”  é aquele lance em que o batedor atingido por um arremesso adquire o direito de ocupar a 1ª base.  

sábado, 24 de fevereiro de 2018

CONTESTAR DECISÃO DO ÁRBITRO QUE IMPLIQUE JULGAMENTO PODE RESULTAR EM EXPULSÃO

Clique aqui para ver os casos mostrados no vídeo.


Qualquer decisão do árbitro que implique julgamento, tais como: se uma bola rebatida é "fair" ou "foul"; se um arremesso é "strike" ou "ball"; se um corredor é "safe" ou "out" etc. é definitiva. Nenhum jogador, técnico, "coach" ou substituto deve contestar qualquer decisão que implique julgamento. Se continuarem reclamando, serão expulsos do jogo.

[Regra 8.02 (a) - vide Comentário]

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

RECICLAGEM 2018 EM LONDRINA

No dia 18 de fevereiro de 2018, estivemos em Londrina-PR, para mais uma etapa da Reciclagem 2018. Participaram 12 árbitros, sendo 6 novos árbitros. E também tivemos a companhia da anotadora Marisa.



Gostaríamos de agradecer a Cristina Kosu, pela organização desse evento.

Próximas etapas da Reciclagem:

Curitiba – 24 e 25 de fevereiro de 2018
São Paulo (Gecebs) – 03 de março de 2018
São Paulo (Nippon) – 04 de março de 2018
Marília – 10 de março de 2018
Pres. Prudente – 11 de março de 2018
Guararapes – 17 de março de 2018
São Paulo (Cooper) – 24 e 25 de março de 2018

Obs.:
Em Curitiba e no Cooper será Clínica no sábado e Reciclagem no domingo.
Nos outros locais, sómente Reciclagem.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

RECICLAGEM 2018 EM MARINGÁ

No dia 17 de fevereiro de 2018, estivemos em Maringá-PR, para mais uma etapa da Reciclagem 2018. Participaram 17 árbitros, sendo 7 novos árbitros.


Gostaríamos de agradecer ao Sr. Silvio Domen, pela organização desse evento.

Próximas etapas da Reciclagem:

Londrina – 18 de fevereiro de 2018
Curitiba – 24 e 25 de fevereiro de 2018
São Paulo (Gecebs) – 03 de março de 2018
São Paulo (Nippon) – 04 de março de 2018
Marília – 10 de março de 2018
Pres. Prudente – 11 de março de 2018
Guararapes – 17 de março de 2018
São Paulo (Cooper) – 24 e 25 de março de 2018

Obs.:
Em Curitiba e no Cooper será Clínica no sábado e Reciclagem no domingo.
Nos outros locais, sómente Reciclagem.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

"STRIKE" OU "BALL"?

Uma bola arremessada legalmente tocou o solo e passou na zona de “strike”. O batedor não tentou rebatê-la. Como deve ser julgado esse arremesso?

Uma bola arremessada que passa na zona de “strike” após tocar o solo é um “BALL”.

(Beisebol: DEFINIÇÕES DE TERMOS/“BALL”)

(Softbol: Regra 7 – Seção 5a-2)

domingo, 18 de fevereiro de 2018

MLB - OMISSÃO DE BASE

Para visualizar clique aqui.  

Regra 5.09 (c) (7.10) (2): Um corredor deve ser eliminado em apelação quando, com a bola em jogo, e enquanto avança ou retorna a uma base, não pisa cada base em ordem antes que ele seja tocado (ou a base omitida seja tocada).

REGRA APROVADA: (A) Um corredor não pode retornar para tocar uma base omitida, depois que um corredor subsequente anota ponto. (B) Quando a bola está morta, nenhum corredor pode retornar para tocar uma base omitida, ou aquela que tenha deixado antecipadamente, depois de ter avançado e tocado uma base além daquela que omitira ou deixara ilegalmente.  

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

RECLAMAÇÃO SOBRE DECISÃO DADA PELO ÁRBITRO RESULTA EM EXPULSÃO

Clique aqui para ver os casos mostrados no vídeo.

Decisão do árbitro sobre um arremesso se é "strike" ou "ball"–  é definitiva. Nenhum jogador, técnico, "coach" ou substituto pode contestar. Penalidade: expulsão do jogo.

[Regra 8.02 (a)]

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

SUBSTITUIÇÃO DE ARREMESSADOR

Primeira metade do primeiro “inning”. Como o arremessador abridor efetuou dois arremessos descontrolados (“wild pitch”) ao primeiro batedor do jogo, o técnico resolveu substituí-lo. O árbitro deve permitir tal alteração?

Não.

Regra 5.10 (f) [3.05 (a)]: O arremessador designado na Ordem de Batedores (“Batting Order”) entregue ao árbitro principal, conforme está estabelecido nas Regras 4.03 (a) e 4.03 (b) [Regras 4.01 (a) e 4.01 (b)], deve arremessar ao primeiro batedor, ou ao seu substituto, até que ele seja eliminado ou alcance a 1ª base, a menos que se machuque ou adoeça e o árbitro principal o considere incapacitado para continuar arremessando.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

BATEDOR-CORREDOR ULTRAPASSA O CORREDOR DA 1ª BASE

Jogo Kansas City Royals vs. Chicago White Sox. CWS no ataque. Rebatida "fly" ao  espaço entre os jardins esquerdo e central.  O corredor da 1ª base que havia dado alguns passos em direção à 3ª base, achando que o jardineiro central apanharia a bola no ar, estava retornando; o defensor, porém, não conseguiu efetuar a defesa (a bola tocou o solo e pulou para fora do campo).  O batedor-corredor passou pela 1ª base e arrancou em direção à 2ª base, deixando o corredor da 1ª base para trás.  O árbitro de "home" concedeu duas bases ao corredor e ao batedor-corredor. O técnico do KC reclamou. Após revisão instantânea ("replay"), a decisão foi mantida.

Para visualizar clique aqui.