segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

BOLA ARREMESSADA ATINGE UM CORREDOR NA ZONA DE “STRIKE”

Corredor na 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: dois “strikes”. Quando o corredor estava tentando um “home steal” (roubo de “home”), a bola arremessada que estava passando na zona de “strike” atingiu as suas costas.

Decisão: A bola torna-se morta. O batedor é “out” (“strikeout”); o corredor não anota ponto.

Se um lance assim ocorre quando há menos de duas eliminações, o batedor é declarado “out”, porém o corredor anota ponto.

Se houvesse corredores em outras bases, seriam autorizados a avançar uma base, sem levar em conta se haviam tentado avançar às bases seguintes ou não.

[Regras: 5.06 (c) (8), 5.09 (a) (14) – vide NOTA]

domingo, 30 de dezembro de 2018

ESTRAGO REPARADO

"Foul Fly" na direção da cerca lateral. O interbases, ao tentar apanhar a bola que estava caindo dentro das arquibancadas, foi parar no outro lado da cerca; ao cair, seu pé direito bateu na mão de um espectador e derrubou a bandeja com comida que ele estava segurando. (O estrago foi reparado.)

Clique aqui para ver o lance  (no trecho 4.32 – 5.12).

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

CONCESSÃO DE BASES

“Fly” para “rightfield” (jardim direito) no momento em que o corredor da 1ª base estava tentando um “steal” (roubo de base). O batedor-corredor pisou a 1ª base e deu alguns passos em direção à 2ª base; o corredor da 1ª base ficou parado entre a 2ª e a 1ª bases. O jardineiro direito não conseguiu efetuar a defesa, e ao tentar uma jogada na 1ª base fez um lançamento descontrolado; a bola entrou no “dugout”. O corredor da 1ª base foi mandado à 3ª base, e o batedor-corredor, à 2ª base.
Em certas circunstâncias é impossível conceder duas bases a todos os corredores.
[Regra 5.06 (b) (4) (G), Comentário – Regra 5.06 (b) (4) (G)]

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

BATEDOR REBATE UM ARREMESSO ENQUANTO UM PÉ ESTÁ TOCANDO O “HOME PLATE”

O batedor executou “bunt” colocando um pé no solo inteiramente sobre o “home plate”. Ele é “out”?

Sim, porque ele rebateu a bola arremessada tendo um pé completamente fora do “batter’s box”.

[Regra 6.03 (a) (1)]

No beisebol, o batedor pode rebater um arremesso enquanto está com um ou ambos os pés tocando o “home plate”, desde que esse(s) pé(s) esteja(m) em contato com as linhas do “batter’s box”.

As linhas que definem o “batter’s box” estão dentro dessa área destinada ao batedor. Portanto, se o batedor rebate a bola enquanto seu(s) pé(s) está(ão) mantendo contato com essas linhas, a rebatida é válida, ainda que tal(is) pé(s) esteja(m) tocando o “home plate”.

[Regra 5.04 (b) (5) –REGRA APROVADA]

No softbol, o batedor é eliminado quando rebate uma bola arremessada, com um ou ambos os pés em contato com o solo completamente fora das linhas do “batter’s box”, ou com qualquer parte de um pé tocando o “home plate”.

[Regra 5.1.23 a) e b)]

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

CORREDOR FORA DA FAIXA DE TRÊS PÉS É ATINGIDO POR BOLA LANÇADA

Corredor na 3ª base, um “out”. Rebatida “ground” em direção ao defensor da 3ª base. Este efetuou a defesa e eliminou o batedor-corredor. O defensor da 1ª base, ao ver o corredor tentando anotar ponto, lançou rapidamente para “home”. A bola, porém, atingiu o batedor-corredor, que estava fora da faixa de três pés. O corredor deve ser declarado eliminado ?

Não. Ele seria eliminado se o batedor-corredor tivesse estorvado, intencionalmente, a jogada.

[Regra 6.01 (a) (5)]

Se o batedor ou um corredor continua avançando ou retorna (ou tenta retornar) para sua última base legalmente tocada, depois de ter sido eliminado, ele não deve, só por esse ato, ser julgado como se estivesse confundindo, estorvando ou dificultando as ações de defensores.

[Comentário – Regra 6.01 (a) (5)]

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

“INFIELD FLY”

Aconteceu num jogo de softbol. Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. “Fly” em direção ao espaço entre os defensores da 1ª base e 2ª base. O árbitro da 1ª base sinalizou e declarou um “Infield Fly”. Quando o defensor da 1ª base se preparou para efetuar a defesa, a bola tocou sua luva e foi ao chão. O corredor da 2ª base avançou à 3ª base. A equipe na defensiva reclamou, alegando que o corredor não poderia avançar, porque, no softbol, a bola fica morta quando é aplicada a Regra de “Infield Fly”.

Reclamação improcedente. Quando é declarado um “Infield Fly”, a bola continua viva e em jogo, tanto no softbol como no beisebol. Os corredores podem avançar a seu próprio risco.

[Softbol: Regra 5.5.2 (a) (v) – Efeito]

[Beisebol: DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INFIELD FLY”]

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

DEFENSOR APANHA UM “FOUL FLY” E CAI PARA OUTRO LADO DA CERCA LATERAL

Corredor na 3ª base, nenhum “out”. O defensor da 3ª base apanhou um “foul fly” estendendo o braço sobre a cerca lateral e, ao perder o equilíbrio, caiu sobre espectadores sentados na arquibancada. O corredor retocou a base e avançou; e pouco antes de pisar o “home plate” foi tocado pelo receptor, que estava com a bola que lhe foi lançada pelo defensor da 3ª base.

Eliminação dupla?

Não. O batedor é “out” (porque a bola foi apanhada no ar, legalmente), mas o corredor não (como o defensor caiu para área fora de jogo após apanhar um “fly”, o corredor pode avançar uma base, sem o risco de ser eliminado). A bola torna-se morta.

[Regras:  5.06 (b) (3) (C), 5.09 (a) (1), Comentário – Regra 5.06 (b) (3) (C)]

sábado, 22 de dezembro de 2018

'HITTO'* SIMPLES EMPURRA UM PONTO E O BATEDOR-CORREDOR TAMBÉM ANOTA PONTO

Corredor na 2ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 1 – 0. O batedor rebateu o arremesso seguinte –‘hitto’ para “centerfield” (jardim central). O jardineiro central apanhou a bola e lançou para “home”, mas não conseguiu eliminar o corredor da 2ª base. O receptor, ao tentar eliminar o batedor-corredor na 2ª base, fez um lançamento descontrolado (a bola rolou para “centerfield”), e assim, com um ‘hitto’ simples, foram anotados dois pontos.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 8.41 – 9.11).

*‘Hitto’ vem de “hit” (hit), do termo “base hit” (béis hit). Significa rebatida indefensável –aquela por meio da qual o batedor alcança a 1ª base, ou qualquer base subsequente, com segurança ("safe"), sem que tenha ocorrido erro na ação defensiva.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA

Corredor na 1ª base. No momento em que o batedor rebateu a bola arremessada, o “bat” teve contato com o ‘kyatti mitto’*. O árbitro sinalizou que o receptor cometeu Interferência. O batedor-corredor pisou a 1ª base; o corredor avançou à 3ª base, mas foi declarado “out” em apelação por ter omitido a 2ª base. A jogada é válida?

Sim.

A Interferência cometida pelo receptor não é levada em consideração porque o batedor-corredor chegou à 1ª base e o corredor avançou pelo menos uma base. (Um corredor que passa por uma base sem pisá-la deve ser considerado como se tivesse chegado a essa base.)

[Regra 6.01 (c), Comentário – Regra 6.01 (c)]

*‘Kyatti Mitto’ vem de “catcher’s mitt” (kaetchar’s mit) = Luva especial para receptor.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

EQUIPE NA DEFENSIVA COM OITO JOGADORES NO CAMPO

Segunda metade do quarto “inning”. Corredor na 2ª base, um eliminado. Quando a bola rebatida passou entre o defensor da 3ª base e o interbases, o árbitro da 3ª base notou que não havia defensor no “leftfield” (jardim esquerdo). Como deve ser resolvido este caso?

O árbitro deve anular a jogada e recomeçar o jogo somente depois de corrigida a falha.

(Regra 1.01)

Quando uma equipe está incapacitada ou se recusa a colocar nove jogadores no campo, o árbitro deve confiscar o jogo a favor da equipe contrária.

[Regra 7.03 (b)]