terça-feira, 5 de dezembro de 2017

NO TERCEIRO “STRIKE” O BATEDOR-CORREDOR ESTORVA O RECEPTOR

Corredor na 1ª e 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 2 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte, mas falhou –a bola passou sem ter contato com o “bat”. Percebendo que o receptor derrubou a bola, o batedor-corredor iniciou a corrida à 1ª base e, quando deu os primeiros passos, chocou-se com o receptor que estava tentando apanhar a bola; foi declarado “out”. Os corredores retornaram às bases que estavam ocupando no momento do arremesso.

Decisão correta. Foi aplicada a Regra 7.09 (a).

Em 2013, a redação da Regra 7.09 (a) foi alterada; foi também acrescentado um comentário.

Nova redação: Depois que o árbitro declara o terceiro “strike”, o batedor-corredor estorva, claramente, o receptor que está tentando apanhar a bola. Tal batedor-corredor é “out”, a bola torna-se morta, e todos os outros corredores retornam às bases que ocupavam no momento do arremesso.

Comentário – Regra 7.09 (a): A bola arremessada desvia ao ter contato com receptor ou árbitro e, subsequentemente, toca o batedor-corredor; isso não é considerado Interferência, a menos que, na opinião do árbitro, tal batedor-corredor estorve, claramente, o receptor que está apanhando a bola.

Sem comentários:

Enviar um comentário