sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

"HALF SWING"

Bases cheias, nenhum "out", contagem de arremessos: 1 2. No arremesso seguinte o batedor iniciou o "swing", mas desistiu a bola tocou o solo e foi bloqueada pelo receptor. O árbitro de "home" consultou seu companheiro da 3ª base sobre "half swing", e este respondeu fazendo o gesto de "STRIKE". O batedor e o técnico não concordaram com a decisão e, ao reclamarem veementemente, foram expulsos.

[Comentário Regra 9.02 (c)]

Para visualizar clique aqui.

ooo 0 ooo

Comentário Regra 9.02 (c): Em 2014, a redação do terceiro parágrafo foi alterada. Nova redação: Apelações sobre um “half swing” podem ser feitas somente quando o arremesso é declarado “BALL”. O árbitro de “home”, quando solicitado a fazer a consulta, tem de recorrer a um árbitro de base e pedir sua opinião sobre o “half swing”. Se o arremesso for declarado “STRIKE” pelo árbitro de base, sua decisão prevalecerá. Apelações sobre um “half swing” têm de ser feitas antes do arremesso seguinte ou de qualquer jogada ou tentativa de jogada. Se o “half swing” ocorrer durante uma jogada que encerra um meio-“inning”, a apelação terá de ser feita antes que todos os defensores do campo interno da equipe na defensiva deixem o território “fair".]

ooo 0 ooo

Consulta ao árbitro de base: O árbitro de "home" deve consultar o árbitro da 1ª base quando o batedor é destro, e o da 3ª base quando o batedor é canhoto. Para consultar o árbitro da 1ª base, deve apontar para ele, de preferência com a mão esquerda (pode também sair de sua posição e apontar com a mão direita). A consulta ao árbitro da 3ª base deve ser feita sempre apontando com a mão esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário