domingo, 31 de dezembro de 2017

TÉCNICO EXPULSO AO CONTESTAR UM "BALK"

Corredor na 1ª base. "Pick-off play" sem direcionar o pé livre à base. O árbitro da 1ª base declarou um "balk" [foi aplicada a Regra 8.05 (c)]. O técnico da equipe na defensiva  reclamou e foi expulso.

Para visualizar clique aqui.

sábado, 30 de dezembro de 2017

AQUECIMENTO DE ARREMESSADOR

Little League (Beisebol e Softbol): Técnicos ou “coaches” não devem aquecer um arremessador no “home plate” ou no “bull pen” (local onde os jogadores que vão entrar no jogo fazem aquecimento), ou em outro lugar, em nenhum momento. Eles podem, entretanto, ficar ao lado para observar um arremessador durante o aquecimento no “bull pen”.

(Regra 3.09)

Major League: Nada diz a respeito.

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

JOGADOR SUBSTITUÍDO E RETIRADO DO JOGO

Um jogador substituído e retirado do jogo pode retornar a esse jogo?

Little League (Beisebol e Softbol):  Sim.

Um jogador abridor (aquele que está relacionado na escalação inicial da equipe) que tenha sido substituído e retirado do jogo pode retornar a esse jogo uma vez, em qualquer posição na ordem de batedores, desde que:

1. seu substituto tenha completado um turno na ordem de batedores e;

2. tenha jogado defensivamente até ocorrer, no mínimo, seis (6) eliminações consecutivas.

[Regra 3.03 (1) (2)]

Major League: Não.

Um jogador, uma vez removido do jogo, não deve retornar a esse jogo. Se um jogador substituído tenta retornar, ou retorna, ao jogo em qualquer posição, o árbitro principal deve mandar o técnico remover tal jogador do jogo, imediatamente, ao notar a sua presença, ou ao ser informado sobre a sua presença por outro árbitro ou por qualquer um dos técnicos. Se tal ordem para remover o substituto irregular ocorre antes de começar o jogo, com esse jogador indevidamente no campo, um substituto legal pode entrar no seu lugar. Se tal ordem para remover o substituto irregular ocorre depois de começar o jogo, com esse jogador no campo, o substituto legal deve ser considerado como se tivesse sido removido do jogo (além da remoção do jogador substituto ilegal), e ele não deve entrar no jogo. ...

(Regra 3.03)

Softbol (WBSC): Sim.

O jogador abridor pode reingressar somente uma vez.

(Regra 4 – Seção 8e – EXCEÇÃO)