sábado, 25 de novembro de 2017

INTERFERÊNCIA DO ÁRBITRO

Softbol

Corredor na 1ª e 3ª base. O da 1ª base tentou um “steal” (roubo de base).  Quando o receptor se preparou para lançar ao interbases, que estava cobrindo a 2ª base, sua mão esbarrou na máscara do árbitro. Devido a isso, a bola escapou de sua mão e foi em direção à 3ª base. O defensor da 3ª base apanhou-a e tocou o corredor da 3ª base, que estava fora da ‘almofada’.

O árbitro de “home” fez o gesto de Bola Morta Demorada (“Delayed Dead Ball”) e, no momento em que a bola se soltou da mão do receptor, declarou que a bola estava morta e ordenou o retorno dos corredores às bases que estavam ocupando no momento em que ocorreu a Interferência do Árbitro.

Decisão correta.

Se, apesar da Interferência do Árbitro, o receptor tivesse conseguido eliminar o corredor da 1ª base, a jogada seria válida, e a bola continuaria viva.

(Regra 8 – Seção 8i, Regra 8 – EFEITO – Seção 8i)

No beisebol seria aplicada  a Regra 5.09 (b) – vide NOTA.

Sem comentários:

Enviar um comentário