quinta-feira, 5 de outubro de 2017

OBSTRUÇÃO

Corredor na 2ª base. “Ground Ball” forte.  O corredor, achando que a rebatida seria indefensável, arrancou em direção à 3ª base.  O interbases, porém, conseguiu efetuar a defesa e tocou o corredor com a bola no momento em que ele estava passando na sua frente; em seguida, lançou à 1ª base. Ocorre que o árbitro da 1ª base havia sinalizado uma Obstrução –pouco antes de alcançar a 1ª base, o batedor-corredor colidiu com o arremessador, que estava parado nas proximidades da linha de “foul”, e foi ao solo.

Como o batedor-corredor foi obstruído antes de alcançar a 1ª base, deve ser aplicada a Regra 7.06 (a); a bola torna-se morta e ele deve ser autorizado a ocupar a 1ª base.

Com relação ao corredor da 2ª base, o árbitro deve dar a decisão levando em consideração o momento em que foi executado o toque (antes ou depois da ocorrência da OBSTRUÇÃO); caso o toque tenha ocorrido antes da OBSTRUÇÃO, a eliminação do corredor é válida (jogada normal); se, porém, os árbitros julgarem que o toque foi feito depois que o defensor cometeu a falta, o corredor retorna à base que havia conquistado no momento em que ocorreu o lance.

Sem comentários:

Enviar um comentário