terça-feira, 5 de setembro de 2017

TERCEIRO "STRIKE" – A BOLA ARREMESSADA ATINGE O CORPO DO BATEDOR

Aconteceu num jogo do XXIX Campeonato Brasileiro de Beisebol Interseleção –Categoria: 55 Anos–, realizado no dia 02/09/2017 no Estádio Mie Nishi.

Um eliminado, corredor na 2ª e 3ª base, contagem de bolas arremessadas: dois “strikes”. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte (fez “swing”), mas falhou; a bola passou sem ter contato com o “bat” e atingiu o seu corpo. O árbitro de "home"  ‘matou’ a bola e eliminou o batedor.

Foi aplicada a Regra 6.05 (f): Um batedor é eliminado quando tenta rebater um terceiro “strike” e a bola toca qualquer parte do seu corpo.

A bola torna-se morta [vide Regras 5.09 (a) e 6.08 (b) – REGRA APROVADA].

No softbol seriam aplicadas as Regras: 7 – Seção 6a-1 e 9 – Seção 1d.

3 comentários:

  1. Por favor, no caso da bola ter batido no chão e logo depois ter acertado o pé do rebatedor dentro do batter box, ainda seria uma dead ball?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Se isso acontecer após o batedor ter tentado
      rebater (após girar o "bat"), será declarado um "STRIKE"; a bola fica fora de jogo (bola morta).

      Se a bola toca o solo e atinge o batedor -e este não tenta evitar ser atingido- deve ser declarado um "BALL". A bola fica morta.

      Se a bola toca o solo e atinge o batedor -e este tenta evitar ser atingido- deve ser declarado um "HIT BY PITCH". A bola torna-se morta e o batedor adquire o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado.

      Se a bola está na zona de "strike" quando atinge o batedor, deve ser declarado um "STRIKE", independentemente de ele ter tentado evitar a bola ou não. A bola torna-se morta.

      Eliminar