quinta-feira, 14 de setembro de 2017

BATEDOR TENTA EXECUTAR “BUNT” COLOCANDO UM PÉ COMPLETAMENTE FORA DO “BATTER’S BOX”

Corredor na 3ª base, um “out”, contagem de arremessos: 1 – 1 (um “ball” – um “strike”). “Squeeze Play”*. O arremessador, alertado pelo receptor sobre a jogada, jogou um ‘auto koona’* baixo. O batedor tentou executar “bunt” colocando um pé no solo completamente fora do “batter’s box”, mas falhou (o “bat” não teve contato com a bola). O corredor conseguiu evitar o toque do receptor e pisou o “home base”. A equipe na defensiva reclamou, alegando que o árbitro deveria ter eliminado o batedor por ação ilegal.

Reclamação improcedente. Neste caso o batedor não é "out", já que o “bat” não tocou a bola; deve ser declarado um “strike”.

Beisebol

Regra 6.06 (a): Um batedor é eliminado por ação ilegal quando rebate uma bola com um ou ambos os pés no solo completamente fora do “batter’s box”.

Softbol

Regra 7 – Seção 6d: O batedor é eliminado quando rebate a bola arremessada, com um ou ambos os pés em contato com o solo completamente fora do "batter's box", ou com qualquer parte de um pé tocando o "home plate", independentemente de a bola rebatida ser "fair" ou "foul".

*“Squeeze Play” significa Jogada de Pressão. Esse termo designa uma jogada em que uma equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de "bunt".

*‘Auto Koona’ vem do inglês “out corner” (aut k’órna), que significa cano externo. Arremesso ‘auto koona’ = aquele direcionado ao canto (lado) externo da zona de “strike” do batedor.

Sem comentários:

Enviar um comentário