quarta-feira, 6 de setembro de 2017

BATEDOR-CORREDOR PISA A BASE ENQUANTO A BOLA NÃO ESTÁ FIRMEMENTE SEGURA NA MÃO OU LUVA DO DEFENSOR

“Ground Ball”* forte em direção à ‘almofada’ da 2ª base. O defensor da 2ª base efetuou a defesa com muita dificuldade e fez um lançamento descontrolado à 1ª base. O defensor da 1ª base apanhou a bola nas proximidades do “coach’s box” e deu ‘tatti’* no batedor-corredor. Ocorre que, no momento do toque, a bola pulou para fora da luva, e enquanto ela estava ‘pipocando’ o batedor-corredor pisou a base. Foi declarado “SAFE”.

Decisão correta. O corredor deve ser eliminado somente quando o defensor continua segurando firmemente a bola após efetuar o toque. A decisão sobre o tempo que o defensor tem de segurar a bola após tocar o corredor fica a critério do árbitro.

[Beisebol – Regra 6.05 (j) – NOTA]

(Softbol – Regra 8 – Seção 2c)

*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

*‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch). Dar ‘tatti’ = Tocar um corredor com a bola firmemente segura na mão ou luva.

Sem comentários:

Enviar um comentário