quarta-feira, 23 de agosto de 2017

BATEDOR AUTORIZADO A IR À 1ª BASE (“BASE ON BALLS”) É ELIMINADO POR TER PERMANECIDO NO “BATTER’S BOX”

Bases cheias, um eliminado, contagem de arremessos: 3 – 2 (três balls – dois strikes). O arremesso seguinte foi declarado BALL. Como o batedor continuou no batter’s box por algum tempo, apesar de o árbitro de home ter tentado alertá-lo sobre a situação, foi declarado OUT (o árbitro considerou sua atitude como desistência do direito de ir à 1ª base). Os corredores permaneceram nas suas bases. Aí o técnico da equipe na ofensiva dirigiu-se ao árbitro de home e reclamou que os corredores deveriam ser autorizados a avançar uma base, já que foram ‘empurrados’ pelo batedor que adquirira o direito de ir à 1ª base.  A reclamação não foi aceita.

Decisão correta.

Batedor que adquire o direito de ocupar a 1ª base em razão de uma base por "balls" ("base on balls") tem de ir até lá e tocar a ‘almofada’, para que outros corredores sejam forçados a avançar.

[Comentário – Regra 6.08 (a)]

Um árbitro internacional que esteve aqui a convite da AAABSB orientou-nos como proceder num caso como o apresentado acima.

(1) Declarar “BALL!”, com voz alta, para alertá-lo (não deve indicar a 1ª base).

2)  Se ele ainda continuar parado, limpar o home plate.

(3) Se mesmo assim não perceber a situação, declará-lo eliminado, considerando sua atitude como desistência do direito de ir à 1ª base.

(OBSERVAÇÃO: Nas categorias menores o árbitro deve avisar o batedor e mandá-lo à 1ª base.)

Sem comentários:

Enviar um comentário