segunda-feira, 5 de junho de 2017

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª base. Jogada combinada: ‘hitto endo ran’*. “Fly Ball” (bola rebatida para o ar) na direção do espaço entre “centerfield” (jardim central) e “rightfield” (jardim direito). O corredor, que deixara a base no momento em que o arremessador iniciou o arremesso, havia dado alguns passos em direção à 3ª base, após pisar a 2ª base, quando o “centerfielder” (jardineiro central) agarrou a bola; mas conseguiu retornar, partindo de onde se encontrava, diretamente à 1ª base (ou seja, sem pisar novamente a 2ª base).

Se a equipe na defensiva apelar sobre a omissão da 2ª base, no retorno, o corredor será eliminado. (Para apelar, o defensor –de posse da bola– deve tocar a base omitida ou o corredor.)

[Beisebol – Regras: 7.02 – vide NOTA 2, 7.08 (d), 7.10 (a)]

(Softbol – Regra 8 – Seção 9d, 9g)

No softbol, um corredor que tenha deixado uma base antecipadamente numa bola “fly” apanhada legalmente, ou tenha omitido uma base, pode tentar retornar para tal base enquanto a bola está morta.

(Regra 8 – EFEITO – Seção 9g-j – EXCEÇÃO)

*‘Hitto  Endo Ran’ (o R não tem o som áspero) vem de “hit and run” (hit aend rân), que significa bater e correr. É uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário