terça-feira, 6 de junho de 2017

CORREDOR QUE ESTÁ SOBRE A BASE É TOCADO POR UM DEFENSOR

Bases cheias, nenhum “out”. Jogada combinada: “Squeeze Play”*. O arremessador apanhou a bola rebatida que estava indo em sua direção e, ao ver que o corredor da 3ª base não havia corrido para “home”, lançou ao defensor da 3ª base; este recebeu o lançamento, pisou a base e tocou o corredor da 3ª base, que já havia retornado e estava sobre a ‘almofada’. Quem deve ser eliminado?

Nessa jogada, cada corredor teria que desocupar sua base e avançar à base seguinte. Assim, quando o defensor da 3ª base recebeu a bola lançada e pisou a base, o corredor da 2ª base foi eliminado (eliminação forçada); o corredor da 3ª base, então, não tinha mais a obrigação de avançar (ou seja, havia readquirido o direito de ocupar a base onde se encontrava). Portanto, ele não é “out”. Se  estivesse fora da base quando foi tocado, aí sim, seria eliminado. (Se tivesse tocado o corredor da 3ª base antes de pisar a base, teria executado uma jogada dupla.)

[Beisebol: Regra 7.08 (e) – Vide NOTA 1]

[Softbol: Regra 8 – Seção 9c (1)]

*“Squeeze Play” é aquela jogada em que a equipe na ofensiva, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um “bunt”.

Sem comentários:

Enviar um comentário