quinta-feira, 15 de junho de 2017

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base, um “out”. Jogada combinada: “hit and run”*. Rebatida “fly” para rightfield” (jardim direito). O “rightfielder” (jardineiro direito) agarrou a bola e, notando que o corredor estava distraído, fora da base, lançou ao defensor da 1ª base.  O lançamento, porém, foi mal executado –a bola tocou o solo e rolou para dentro do “dugout”. Quantas bases devem ser concedidas ao corredor?

Duas bases.

Nessa jogada, deve ser aplicada a parte da Regra 7.05 (g) que diz: em todos os outros casos, o árbitro deve basear-se na posição dos corredores no momento em que o lançamento descontrola foi efetuado.

O corredor tem de retocar a 1ª base –pode fazê-lo enquanto a bola está morta–  antes de avançar às bases seguintes [Comentário – Regra 7.05 (i)].

*“Hit and Run” é aquela jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário