sexta-feira, 30 de junho de 2017

BATEDOR-CORREDOR ESTORVA O DEFENSOR DA 1ª BASE QUE ESTÁ TENTANDO APANHAR UM “FLY”

Nenhum “out”, corredor na 2ª base. O batedor tentou um ‘okuri banto’*; a bola rebatida resultou em “fly” em direção à 1ª base. O defensor da 1ª base avançou e tentou efetuar a defesa, mas não conseguiu (ao chocar-se com o batedor-corredor, que estava correndo dentro da faixa de três pés, deixou a bola ir ao solo).  O árbitro de “home” sinalizou a falta cometida pelo batedor-corredor (Interferência da Ofensiva) e declarou-o eliminado. O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que o batedor-corredor não cometera Interferência, uma vez que estava correndo dentro da faixa de três pés e o choque ocorreu casualmente. Reclamou com razão?

Não. A decisão está correta.

[Regras: 7.08 (b) – vide NOTA 2, Regra 7.09 (j)]

Comentário – Regra 7.08 (b): Um corredor que é julgado ter estorvado um defensor que está tentando fazer uma jogada sobre uma bola rebatida deve ser eliminado, independente de o ato ter sido intencional ou não.

*‘Okuri Banto’ é aquela jogada através da qual o batedor “empurra” (faz avançar) um ou mais corredores por meio de “bunt”, sacrificando sua própria chance de alcançar a 1ª base. Muitos ainda utilizam este termo. ‘Okuri’ = mandar, enviar; ‘Banto’ = “bunt”. ‘Okuri Banto’ = “Sacrifice Bunt”.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

CORREDOR ELIMINADO TENTA EVITAR UM “DOUBLE PLAY”

Corredor na 1ª base, um eliminado. O defensor da 3ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) em sua direção e lançou à 2ª base para tentar um “double play” (jogada dupla). O corredor da 1ª base, declarado “out” pouco antes de alcançar a 2ª base, estorvou o defensor da 2ª base no momento em que ele se preparou para lançar à 1ª base.

Decisão: O batedor-corredor deve ser eliminado em razão da falta cometida (Interferência da Ofensiva) por seu companheiro de equipe.

[Beisebol: Regra 7.09 (e)]

(Softbol: Regra 8 – Seção 9o)

quarta-feira, 28 de junho de 2017

BATEDOR ELIMINADO ESTORVA A JOGADA DO RECEPTOR

Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). Tentativa de roubo de base. O batedor deixou passar o arremesso seguinte (um “strike”) e saiu do “batter’s box”; e assim atrapalhou o receptor, que estava se preparando para lançar à 2ª base. O árbitro de “home” apontou a falta cometida pelo batedor (Interferência da Ofensiva) e mandou o corredor retornar à 1ª base.

Decisão equivocada. Como o batedor que acabara de ser eliminado (“strikeout”) estorvou a jogada do receptor, o árbitro deveria ter eliminado o corredor (alvo da jogada).

[Beisebol: Regra 7.09 (e)]

(Softbol: Regra 8 – Seção 9o)

terça-feira, 27 de junho de 2017

CASOS QUE ACONTECERAM EM JOGOS DO XII CAMPEONATO BRASILEIRO DE BEISEBOL INTERCLUBE – CATEGORIA 55 ANOS – REALIZADOS NOS DIAS 24 e 25/06/2017 NO ESTÁDIO MIE NISHI

1) Corredor na 1ª e 2ª base, dois eliminados. O arremessador, distraidamente, assumiu a Posição “Windup” e levantou os braços acima da cabeça , mas ao lembrar-se que havia corredores em base, deu um passo para trás do “pitcher’s plate” e parou o movimento. Foi declarado um “balk”. O técnico da equipe na defensiva reclamou, alegando que o arremessador não cometera falta, já que saiu do “pitcher’s plate” antes de movimentar o pé livre. O árbitro de “home” manteve sua decisão.

Foi aplicada a Regra 8.05 (a): Se há corredor(es) em base, deve ser declarado um “balk” quando o arremessador, enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, faz qualquer movimento naturalmente relacionado com seu arremesso e deixa de efetuar tal arremesso.

2) Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: dois “strikes”. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte; a bola passou sem ter contato com o “bat”, tocou a luva do receptor e desviou. O batedor chegou à 1ª base, e o corredor, à 2ª base (foram declarados “safe”). A equipe na defensiva reclamou, mas o árbitro de “home” não eliminou o batedor.

Deveria ser aplicada a Regra  6.05 (c): Um batedor é eliminado quando, com menos de duas eliminações e a 1ª base ocupada, um terceiro “strike” não é agarrado pelo receptor.

3) O batedor chegou “safe” à 1ª base com um “base hit” em direção ao jardim direito. Mediante reclamação da equipe na defensiva, o árbitro de “home” constatou que ele havia usado um “bat” ilegal. O batedor foi declarado “out”.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

BATEDOR REBATE UMA BOLA LANÇADA

Um eliminado. O arremessador na Posição “Set”, ao perceber que o corredor da 3ª base estava tentando um “home steal” (roubo de “home”), tirou corretamente o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate” e jogou a bola para “home”, ou seja, efetuou um lançamento. O batedor rebateu essa bola. O corredor pisou o “home base”.

O corredor deve ser eliminado. O batedor cometeu Interferência, mas neste caso a penalidade não é aplicada a ele, e sim ao corredor (alvo da jogada).

[Regras: 7.08 (g) – vide NOTA 2, 7.09 (c)]

domingo, 25 de junho de 2017

BATEDOR-CORREDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE APÓS PISÁ-LA

Com um “ground ball”* na direção da 2ª base o batedor-corredor chegou “safe” à 1ª base e ultrapassou-a; e quando retornava, por dentro do território “fair”, foi tocado por um defensor. É “out”?

Não. O corredor pode voltar à 1ª base depois de ultrapassá-la, tanto por dentro do território “fair” como pelo território “foul”. Ele poderá ser eliminado por toque se não retornar imediatamente ou tentar avançar ou ameaçar avançar à 2ª base.

[Beisebol – Regras: 7.08 (c) – EXCEÇÃO, vide NOTA 1; 7.08 (j)]

(Softbol – Regras: 8 – Seção 6b, 8 – Seção 9i, 8 – Seção 10i)

*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

sábado, 24 de junho de 2017

SITUAÇÃO DE JOGADA FORÇADA RESTABELECIDA

Corredor na 1ª base. Rebatida “fly” para o espaço entre os jardins central e direito.  O corredor, que havia avançado à 2ª base, achando que o jardineiro central efetuaria a defesa, iniciou o retorno à 1ª base; a bola, porém, tocou a sua luva e desviou para o jardim direito. O jardineiro direito apanhou-a e lançou à 2ª base. (Quando o interbases recebeu a bola lançada pelo jardineiro direito, o corredor não havia pisado a 2ª base pela segunda vez.)

No momento em que o corredor deixou a 2ª base para retornar à base que havia ocupado anteriormente, a situação de Jogada Forçada foi restabelecida. Assim, ele será eliminado se o interbases tocá-lo ou pisar a 2ª base.

[Beisebol: Regra 7.08 (e)]

(Softbol: Regra 8 – Seção 9c – NOTA)

sexta-feira, 23 de junho de 2017

CBBS - NOTÍCIA

Reportagem ESPN com Eric Pardinho


http://www.espn.com/espn/feature/story/_/id/19668967/eric-pardinho-brazil-first-million-dollar-arm


http://espn.uol.com.br/noticia/704981_conheca-o-garoto-de-16-anos-a-caminho-de-se-tornar-o-primeiro-brasileiro-milionario-no-beisebol


https://www.youtube.com/watch?v=sAOfSx5D-aQ

CORREDOR NÃO DESVIA DE UM DEFENSOR QUE ESTÁ TENTANDO APANHAR UMA BOLA REBATIDA

Bases cheias, dois eliminados. Rebatida “fly” sobre a linha da 3ª base. O defensor da 3ª base e o arremessador foram na direção da bola. No momento em que o arremessador  se preparou para apanhar a bola, o corredor da 3ª base –que estava correndo sobre a linha– colidiu com ele e estorvou-o (a bola foi ao solo e rolou para o território “foul”). Apesar de o corredor ter alegado que o choque fora casual, o árbitro de “home” declarou-o eliminado aplicando a Regra 7.08 (b).

Decisão correta. Um corredor que é julgado ter estorvado um defensor que está tentando fazer uma jogada sobre uma bola rebatida deve ser eliminado, independente de o ato ter sido intencional ou não [Comentário – Regra 7.08 (b)]. O corredor tem a obrigação de desviar de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida [Regra 7.09 (j)]

quinta-feira, 22 de junho de 2017

CBBS - CURSO DE ANOTAÇÃO - JULHO/2017

A todos interessados,

A Equipe de Anotação e Estatística, com o apoio da CBBS, FPBS e AAA, convida os interessados a participarem do Curso Básico ISCORE 2017 e Curso Avançado ISCORE 2017 de Anotação.
O Curso Avançado ISCORE tem como objetivo aprimorar o uso do programa, criação de times e atletas, bem como campeonatos. É recomendado para Anotadores (as) com experiência e que conheçam o iScore.
PRÉ REQUISITO PARA O AVANÇADO
Conhecimento de anotação e fechamento
Leitura OBRIGATÓRIA dos Capítulos 10.20, 10.21 e 10.22 do livro de regras de beisebol
Experiência no uso do iScore ou que tenham participado do curso básico
Conhecimento básico no Microsoft Excel
Ter um tablets ou smartphone com o iScore instalado e com 100% de carga
Levar notebook com Excel
As inscrições deverão ser feitas até o dia 20/07/2017 através do link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdO9h7pTDbLmm4vFUHwSMx_
U4Tg8UKAsu_P_b2lRxUIXbbOA/viewform?usp=sf_link

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES FORA DO PRAZO!!!
LIMITE DE PARTICIPANTES - 30 PESSOAS!!!
Datas: 22 e 23 de Julho de 2107
Local: Coopercotia Clube - R. Valentim Nicolai, s/n - Parque Ipê, São Paulo SP
Taxa Curso: R$ 60,00
Taxa Refeição: R$ 10,00 (para o coffee break dos 2 dias) e Almoço no restaurante do Clube a
ser pago individualmente no local (almoço por kilo)
Instrutores: Cristina Aoyagui, Marcio Maeda, Maria Sunto e Sonoe Hirae



“LINE OUT”?

Corredor na 2ª base, um out. Base Hit (rebatida indefensável) em direção ao jardim central. O corredor pisou a 3ª base e continuou avançando. A bola devolvida pelo jardineiro central foi rápida e precisa; o receptor apanhou-a e foi atrás do corredor, que estava tentando retornar à 3ª base, mas ao notar que ele estava afastado mais de três pés (91,44 cm) da linha de base, parou e gritou: “LINE OUT!”; e sem se preocupar em tocá-lo, lançou rapidamente à 2ª base para tentar eliminar o batedor-corredor. Teria o receptor agido corretamente?

Não. O simples fato de o corredor estar afastado mais de três pés da linha reta entre a 3ª base e o home base não configura um Line Out.

Line Out é aquele lance em que o corredor é eliminado quando desvia mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base, para fugir do toque de um defensor. O caminho da base de um corredor é estabelecido quando ocorre a tentativa de toque, e é uma linha reta entre o corredor e a base para a qual ele está tentando chegar a salvo.

[Beisebol: Regra 7.08 (a) (1)]

(Softbol: Regra 8 – Seção 9a)

quarta-feira, 21 de junho de 2017

CBBS - APOSTILA DE PRIMEIROS SOCORROS

Acesse o site: www.cbbs.com.br

TENTATIVA DE “HOME STEAL” – O RECEPTOR POSICIONA-SE SOBRE O “HOME PLATE” E APANHA A BOLA ARREMESSADA

Corredor na 3ª base. Tentativa de “home steal” (roubo de “home”). A fim de facilitar a ação do corredor, o batedor saiu do “batter’s box”. O receptor apanhou a bola arremessada, posicionando-se sobre o “home plate”, e tocou o corredor antes de ele alcançar a base; o árbitro eliminou-o. Como o técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que a equipe na defensiva deveria ser penalizada em razão da Interferência da Defensiva,  o árbitro de “home” explicou-lhe que não havia ocorrido tal falta, uma vez que o batedor saíra do “batter’s box”. Decisão correta?

Não. O árbitro deveria ter ‘matado’ a bola, imputado um “balk” ao arremessador e mandado o batedor à 1ª base devido à falta cometida pelo receptor.  

(Regra 7.07 – vide NOTAS 1, 2 e 3)

terça-feira, 20 de junho de 2017

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA?

Arremessador na Posição “Windup”, que já tinha iniciado o arremesso, ao perceber que o corredor da 3ª base estava tentando um “home steal” (roubo de “home”), interrompeu os movimentos, tirou o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate” e jogou a bola ao receptor. Este apanhou-a quando ela estava passando sobre o “home plate” e tocou o corredor que estava chegando à base deslizando.  Deve ser declarada uma Interferência da Defensiva?

Não. O fato de o receptor apanhar a bola arremessada antes que ela cruze o “home plate” caracteriza uma Interferência da Defensiva, porém, como neste caso o arremessador fez um Arremesso Ilegal (interrompeu os movimentos de arremesso e saiu do “pitcher’s plate” antes de completar o arremesso), deve ser declarado um “balk”. A bola torna-se morta e o corredor anota ponto.

[Regras: 8.01 (a), 8.05 (e)]

segunda-feira, 19 de junho de 2017

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA?

Corredor na 2ª base. Rebatida “ground” ao espaço entre o defensor da 3ª base e o interbases. Este adiantou-se para efetuar a defesa, enquanto o defensor da 3ª base ficou atrás dele. No momento em que o corredor estava passando entre os dois, a bola que desviara ao ter contato com a luva do interbases atingiu-o e rolou em direção ao defensor da 3ª base. Deve ser declarada uma Interferência da Ofensiva?

Não. É bola em jogo.

Regra 5.09 (f): Se uma bola “fair”, após ter sido desviada por um defensor do campo interno, toca um corredor, o árbitro não deve declará-lo eliminado. A bola permanece em jogo.

domingo, 18 de junho de 2017

CONCESSÃO DE BASES

Arremessador na Posição “Set”. Tentativa de eliminar o corredor da 1ª base, que estava se preparando para roubar a 2ª base. O lançamento foi mal executado  (“wild throw”).  O jardineiro direito, ao estender um pé para tentar parar a bola –que estava indo em direção à linha de “foul” após tocar a cerca lateral– acabou chutando-a para fora do campo. Para que base deve ser mandado o corredor?

Para 3ª base.

[Regra 7.05 (h) – REGRA APROVADA]

sábado, 17 de junho de 2017

ARREMESSO SIMBÓLICO

a) Mediante um sinal do responsável pela cerimônia, a pessoa convidada para efetuar o arremesso simbólico deve preparar-se para entrar no campo a qualquer momento.

b) O árbitro de “home” deve chamar as duas equipes.

c) Depois da saudação entre as duas equipes, e tão logo os jogadores da defensiva e os árbitros de base ocupem seus lugares no campo, o árbitro de “home” deve conduzir o(a) convidado(a) até o “pitcher’s plate”.

d) Após entregar-lhe uma bola nova, deve permanecer ao lado do “pitcher’s plate”, afastado cerca de 1,5m (pode permanecer no lado esquerdo ou direito).

e) A seguir, deve chamar o 1º batedor da equipe na ofensiva ao “batter’s box”. Nesse momento, os jogadores das duas equipes –aqueles que permaneceram nos “benches”– devem  manter-se alinhados à frente dos respectivos “benches”.

f) Quando o batedor já estiver preparado dentro do “batter’s box”, o árbitro de “home” deverá declarar “PLAY BALL”.

g) Após a ordem “Play Ball”, o(a) convidado(a) deve fazer o arremesso, e o batedor, girar o "bat".

h) O árbitro de “home” deve declarar “STRIKE” e, em seguida, entregar a bola (que o receptor passará às suas mãos) ao(à) convidado(a) quando ele/ela estiver em território "foul". Nesse momento, deve tirar o boné, abaixar a cabeça e apertar a mão do(a) convidado(a).

Encerrada a cerimônia, o árbitro de "home" deve autorizar os arremessos preparatórios (oito arremessos). Para dar início ao jogo, deve declarar “PLAY BALL” novamente.

Observação: Orientação recebida num curso ministrado por um árbitro internacional.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

OBSTRUÇÃO

Corredor na 1ª base. Rebatida indefensável ao jardim esquerdo. O corredor chegou à 2ª base e lá permaneceu. O batedor-corredor pisou a 1ª base e, ao dar alguns passos em direção à 2ª base, chocou-se com o defensor da 1ª base, que estava parado no caminho da base. O árbitro da 1ª base sinalizou a falta cometida pelo defensor (OBSTRUÇÃO).

Decisão: Como não estava ocorrendo uma jogada sobre o batedor-corredor, deve ser aplicada a Regra 7.06 (b). O jogo deve prosseguir até que todas as ações estejam concluídas. Somente depois disso o árbitro deve declarar “TIME” e impor as penalidades –se houver– que, na sua opinião, anularão o ato da OBSTRUÇÃO.

Na jogada apresentada acima, como o corredor da 1ª base parou na 2ª base, o batedor-corredor deve ficar na 1ª base, já que não teria condição de avançar, ainda que não tivesse sido obstruído.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base, um “out”. Jogada combinada: “hit and run”*. Rebatida “fly” para rightfield” (jardim direito). O “rightfielder” (jardineiro direito) agarrou a bola e, notando que o corredor estava distraído, fora da base, lançou ao defensor da 1ª base.  O lançamento, porém, foi mal executado –a bola tocou o solo e rolou para dentro do “dugout”. Quantas bases devem ser concedidas ao corredor?

Duas bases.

Nessa jogada, deve ser aplicada a parte da Regra 7.05 (g) que diz: em todos os outros casos, o árbitro deve basear-se na posição dos corredores no momento em que o lançamento descontrola foi efetuado.

O corredor tem de retocar a 1ª base –pode fazê-lo enquanto a bola está morta–  antes de avançar às bases seguintes [Comentário – Regra 7.05 (i)].

*“Hit and Run” é aquela jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

OBSTRUÇÃO

Corredor na 1ª base. Rebatida indefensável para “rightf field" (jardim direito). O corredor alcançou a 3ª base. O batedor-corredor tentou ir à 2ª base, porém, ao dar alguns passos após pisar a 1ª base chocou-se com o defensor da 2ª base. O árbitro da 1ª base sinalizou a falta cometida pelo defensor (Obstrução). Nesse momento, o “right fielder” (jardineiro direito) tinha acabado de parar a bola. O árbitro deve paralisar o jogo, imediatamente, e conceder a 2ª base ao batedor-corredor?

Não. Deve aguardar até que todas as ações estejam concluídas. Somente depois disso deve declarar “TIME” e aplicar a Regra 7.06 (b).

Regra 7.06 (b): Se nenhuma jogada estiver ocorrendo sobre o corredor obstruído, o jogo deverá prosseguir até que todas as ações estejam concluídas. O árbitro deverá, então, declarar “TIME” e impor as penalidades –se houver– que, na sua opinião, anularão o ato da Obstrução.

terça-feira, 13 de junho de 2017

CONCESSÃO DE BASES

Arremessador na Posição “Set”, ao tentar eliminar o corredor da 1ª base, que estava se preparando para fazer ‘tooruii*, fez um lançamento descontrolado (“wild throw”) – a bola tocou o solo e pulou para fora da cerca lateral. Quantas bases o corredor pode avançar?

Uma base.

Quando a bola lançada por um arremessador posicionado sobre o “pitcher’s plate”, para surpreender um corredor fora da base, entra nas arquibancadas ou num “bench”, ou passa sobre a/através da cerca do campo ou “backstop”*, a bola se torna morta, e cada corredor pode avançar uma base, sem o risco de ser eliminado.

[Regra 7.05 (h)]

*‘Toorui’ é um termo japonês; significa roubo de base. ‘Toorui’ = “Steal” (stiil).

*“Backstop” é a barreira situada a 60 pés (18,288m) atrás do "home plate".

segunda-feira, 12 de junho de 2017

CORREDOR RECEBE AJUDA FÍSICA DO “BASE COACH”

"Base Hit” (rebatida indefensável) para leftfield (jardim esquerdo). Quando o corredor da 2ª base iniciou a corrida para “home” após passar legalmente pela 3ª base, o “base coach” saiu do “box” e  segurou-o, para impedir que ele continuasse avançando. Que decisão deve dar o árbitro?

Deve declarar uma Interferência da Ofensiva. O corredor é “out” por ter recebido ajuda física do “coach”.

[Beisebol: Regra 7.09 (h)]

(Softbol: Regra 8 – Seção 9e)

domingo, 11 de junho de 2017

REGRAS OFICIAIS DE BEISEBOL DA MLB 2017

Houve várias alterações. As principais são:

1) Comentário – Regra 5.05 (b) (1) [Comentário – Regra 6.08 (a)]

Nova redação:

Um batedor autorizado a ir à primeira base em razão de uma base por “balls” (“base on balls”) –incluindo uma concessão da primeira base a um batedor por um árbitro, após o sinal do técnico da equipe na defensiva informando sua intenção de deixar o batedor andar (“walk”)– tem de ir até lá e tocar a almofada, para que outros corredores de base sejam forçados a avançar. Aplica-se isso quando as bases estão cheias e também quando um corredor substituto entra no jogo.

2) Comentário – Regra 5.07 (a) (Comentário – Regra 8.01) ...

Foi acrescentado um parágrafo:

O arremessador não pode dar um segundo passo em direção ao “home plate” com um ou outro pé, ou recolocar seu pé de apoio para efetuar o arremesso. Se houver corredor, ou corredores, em base, será declarado um “balk”, de acordo com a Regra 6.02 (a); se as bases estiverem desocupadas, será declarado um arremesso ilegal, de acordo com a Regra 6.02 (b).

3) Comentário – Regra 5.07 (a) (2) [Comentário – Regra 8.01 (b)] ...

Foi acrescentado um parágrafo:

Quando há corredor(es) em base, presume-se que um arremessador está arremessando da Posição “Set” se ele se posiciona com seu pé de apoio em contato com o/e paralelamente ao “pitcher’s plate”, e seu outro pé na frente da placa, a menos que ele informe o árbitro que   estará arremessando da Posição Posição “Windup” sob tais circunstâncias antes do início de um “at-bat” (vez de bater). Será permitido que um arremessador informe o árbitro que ele está arremessando da Posição “Windup” durante um “at-bat” somente no caso de (i) uma substituição pela equipe na ofensiva; ou (ii) imediatamente após o avanço de um ou mais corredores (isto é, depois que um ou mais corredores avançam, mas antes de ser efetuado o próximo arremesso).

4) Regra 9.14 BASE POR “BALLS” (“BASE ON BALLS”)

Foi acrescentado um item:

(d) O anotador oficial deve anotar uma base por “balls” intencional quando um batedor é autorizado a ir à primeira base porque o técnico da equipe na defensiva informa o árbitro sobre a intenção da equipe em deixar o batedor “andar” (“walk”).

5) DEFINIÇÕES DE TERMOS

“BASE ON BALLS”

Nova redação:

“BASE ON BALLS” (BASE POR “BALLS”) é a concessão da primeira base garantida a um batedor quando: (a) durante a sua vez de bater, recebe quatro arremessos fora da zona de “strike”; (b) o técnico da equipe na defensiva informa o árbitro sobre sua intenção de deixá-lo “andar” (“walk”). Se o técnico informa o árbitro sobre essa intenção, o árbitro deve conceder a primeira base ao batedor como se ele tivesse recebido quatro arremessos fora da zona de “strike”.

sábado, 10 de junho de 2017

BOLA MORTA OU BOLA EM JOGO?

No momento em que o corredor da 1ª base está tentando um “steal” (roubo de base), o batedor deixa passar o terceiro “strike” sem girar o “bat”. A bola pula ao tocar a luva do receptor e, no rebote, atinge o “bat” em poder do batedor que se encontra dentro do “batter’s box”. O corredor chega à 2ª base e é declarado “SAFE”.

Decisão correta. Nesse lance a bola continua em jogo.

[Regra 6.06 (c) – NOTA 1]

sexta-feira, 9 de junho de 2017

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base, um “out”. ‘Okuri Banto’*. A bola foi rolando lentamente em direção à 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou apressadamente à 1ª base. O lançamento foi mal executado –a bola tocou o solo e pulou para fora da cerca lateral. Quando a bola deixou a mão do defensor, o corredor da 1ª base já havia chegado à 2ª base, e o batedor-corredor, alcançado a 1ª base.

Decisão: O corredor que estava na 1ª base anota ponto, e ao batedor-corredor deve ser concedida a 3ª base.

[Beisebol: Regra 7.05 (g) – vide REGRA APROVADA]

(Softbol: Regra 8 – Seção 7f, Regra 8 – EFEITO – Seção 7f)

*‘Okuri Banto’ é aquela jogada através da qual o batedor “empurra” (faz avançar) um ou mais corredores por meio de “bunt”, sacrificando sua própria chance de alcançar a 1ª base. ‘Okuri Banto’ = “Sacrifice Bunt”.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

CORREDOR DESLOCA UMA BASE DE SUA POSIÇÃO

Corredor na 1ª base. “Base Hit” (rebatida indefensável) ao jardim esquerdo. O corredor chegou deslizando à 2ª base e, ao tocar a ‘almofada’ com os pés, deslocou-a de sua posição –foi declarado “SAFE”; percebendo que o jardineiro esquerdo não tinha conseguido parar a bola, levantou-se rapidamente e arrancou em direção à 3ª base. O batedor-corredor passou pela 1ª base, legalmente, e continuou avançando; e enquanto estava parado no ponto onde estava colocada a 2ª base, foi tocado pelo interbases, que recebera a bola devolvida pelo jardineiro esquerdo. Ele é “OUT” por ter sido tocado fora da base?

Não. No momento em que um corredor para no local onde estava colocada a base deslocada, deve-se considerar que ele está sobre essa base.

O batedor-corredor seria eliminado se tivesse sido tocado ao tentar avançar além do ponto onde estava colocada a ‘almofada’.

[Beisebol: Regra 7.08 (c) – REGRA APROVADA (1) e  (2)]

(Softbol: Regra 8 – Seção 10n – vide NOTA)

quarta-feira, 7 de junho de 2017

REBATIDA DE DUAS BASES (“TWO-BASE HIT”)

O jardineiro esquerdo tentou agarrar um “fly” que estava caindo em território “fair” nas proximidades do poste de “foul”, mas não conseguiu; a bola bateu na sua luva e desviou para fora da cerca lateral.

É uma rebatida de duas bases.

[Beisebol: Regra 7.05 (f)]

[Softbol: Regra 8 – Seção 7g (1) – EXCEÇÃO (2)]

terça-feira, 6 de junho de 2017

CORREDOR QUE ESTÁ SOBRE A BASE É TOCADO POR UM DEFENSOR

Bases cheias, nenhum “out”. Jogada combinada: “Squeeze Play”*. O arremessador apanhou a bola rebatida que estava indo em sua direção e, ao ver que o corredor da 3ª base não havia corrido para “home”, lançou ao defensor da 3ª base; este recebeu o lançamento, pisou a base e tocou o corredor da 3ª base, que já havia retornado e estava sobre a ‘almofada’. Quem deve ser eliminado?

Nessa jogada, cada corredor teria que desocupar sua base e avançar à base seguinte. Assim, quando o defensor da 3ª base recebeu a bola lançada e pisou a base, o corredor da 2ª base foi eliminado (eliminação forçada); o corredor da 3ª base, então, não tinha mais a obrigação de avançar (ou seja, havia readquirido o direito de ocupar a base onde se encontrava). Portanto, ele não é “out”. Se  estivesse fora da base quando foi tocado, aí sim, seria eliminado. (Se tivesse tocado o corredor da 3ª base antes de pisar a base, teria executado uma jogada dupla.)

[Beisebol: Regra 7.08 (e) – Vide NOTA 1]

[Softbol: Regra 8 – Seção 9c (1)]

*“Squeeze Play” é aquela jogada em que a equipe na ofensiva, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um “bunt”.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª base. Jogada combinada: ‘hitto endo ran’*. “Fly Ball” (bola rebatida para o ar) na direção do espaço entre “centerfield” (jardim central) e “rightfield” (jardim direito). O corredor, que deixara a base no momento em que o arremessador iniciou o arremesso, havia dado alguns passos em direção à 3ª base, após pisar a 2ª base, quando o “centerfielder” (jardineiro central) agarrou a bola; mas conseguiu retornar, partindo de onde se encontrava, diretamente à 1ª base (ou seja, sem pisar novamente a 2ª base).

Se a equipe na defensiva apelar sobre a omissão da 2ª base, no retorno, o corredor será eliminado. (Para apelar, o defensor –de posse da bola– deve tocar a base omitida ou o corredor.)

[Beisebol – Regras: 7.02 – vide NOTA 2, 7.08 (d), 7.10 (a)]

(Softbol – Regra 8 – Seção 9d, 9g)

No softbol, um corredor que tenha deixado uma base antecipadamente numa bola “fly” apanhada legalmente, ou tenha omitido uma base, pode tentar retornar para tal base enquanto a bola está morta.

(Regra 8 – EFEITO – Seção 9g-j – EXCEÇÃO)

*‘Hitto  Endo Ran’ (o R não tem o som áspero) vem de “hit and run” (hit aend rân), que significa bater e correr. É uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.