quarta-feira, 24 de maio de 2017

DEFENSOR DA 1ª BASE DERRUBA A BOLA, MAS O BATEDOR-CORREDOR É “OUT”

O interbases defendeu com dificuldade um “ground ball”* forte e fez um lançamento descontrolado à 1ª base. O ‘fasto’* pegou a bola, saindo da base, e conseguiu tocar a ‘almofada’ estendendo um pé. Logo em seguida, o batedor-corredor chegou deslizando e trombou violentamente com o defensor. Que decisão deve se dada se, em consequência do choque, a bola escapar da luva?

O batedor-corredor deve ser declarado “out”. Isso porque, no momento em que o defensor tocou a base, ele já havia agarrado a bola e conseguido mantê-la firmemente segura na luva.

[Beisebol: Regra 6.05 (j)]

(Softbol: Regra 8 – Seção 2c)

*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

*‘Fasto’ vem do inglês “first” (farst), que quer dizer primeiro(a). Usamos esse termo para designar tanto o defensor da 1ª base –“first baseman” (farst béismaen)– como o local onde está colocada a ‘almofada’ da 1ª base –“first base” (farst béis).

Sem comentários:

Enviar um comentário