quinta-feira, 25 de maio de 2017

CASOS QUE ACONTECERAM NO VII CAMPEONATO BRASILEIRO DE BEISEBOL INTERCLUBE –CATEGORIA 65 ANOS (TAÇA OSVALDO AISAWA)– REALIZADO NOS DIAS 20/21-05-2017 NO ESTÁDIO MIE NISHI

1) Arremessador na “Set Position” tentou eliminar o corredor da 3ª base –deu um passo em direção à base e lançou ao defensor da 3ª base. O corredor alegou que deveria ser declarado um “balk” porque o arremessador efetuou o lançamento sem tirar o pé de poio para trás do “pitcher’s plate”. O árbitro da 3ª base não atendeu à reclamação. O jogo teve prosseguimento normal.

Correto. O arremessador não precisa sair do “pitcher’s plate” para executar um “pickoff play”*; o que a regra determina é que ele dê um passo diretamente em direção à base antes de efetuar o lançamento.

Se o arremessador tirar o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate”, poderá lançar a uma base ocupada, sem dar passo em direção a essa base e só com “snap” (movimento do punho), ou simular um lançamento a essa base.

Até 2.012, o arremessador podia simular um lançamento à 3ª base. Em 2013, a MLB – Major League Baseball alterou a Regra 8.05 (b) e proibiu essa prática.

Nova redação da Regra 8.05 (b): Se há corredor(es) em base, deve ser declarado um “balk” quando o arremessador, enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, simula um lançamento à 1ª ou 3ª base (não completa o lançamento).

CT – 02 – 1h:  (a) O arremessador (de todas as categorias) não pode simular um lançamento à 3a base e lançar à 1a base; (b) se der um passo em direção à 3ª base enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, terá de efetuar o lançamento.

*“Pickoff Play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. “Pickoff Play” = ‘Kensei’.

2) O batedor executou “bunt” enquanto estava com um pé pisando uma das linhas do “batter’s box”. O receptor reclamou, alegando que ele deveria ser eliminado por ter rebatido a bola com um pé fora do “batter’s box”. O árbitro de “home” explicou-lhe que sua ação foi legal, uma vez que as linhas que delimitam o “batter’s box” são consideradas dentro dessa área destinada ao batedor.

Quando o batedor assume sua posição no “batter’s box”, ele deve ter ambos os pés completamente dentro dessa área (isto é, nenhuma parte de um ou ambos os pés deve se estender além das linhas que demarcam o “box”).

[Regra 6.06 (a)]

Sem comentários:

Enviar um comentário