domingo, 31 de julho de 2016

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA

Bases cheias, um eliminado. Rebatida “ground” na direção do interbases. Quando este estava se preparando para efetuar a defesa, o corredor da 2ª base parou na sua frente e estorvou-o –a bola rolou para o jardim esquerdo.  O corredor foi declarado “out” (Interferência da Ofensiva), o batedor foi mandado à 1ª base, o corredor da 1ª foi à 2ª base, e o da 3ª retornou. 
 
Decisão correta. [Regras: 7.08 (b) – vide Comentário, 7.09 (J)].
 
Se o corredor tivesse estorvado o defensor, intencionalmente, para evitar uma Jogada Dupla, seria aplicada a Regra 7.09 (f); nesse caso, o corredor seria eliminado por Interferência, e o batedor-corredor também seria “out” em razão da ação de seu companheiro de equipe.

sábado, 30 de julho de 2016

CORREDOR RETORNA PARA TOCAR UMA BASE QUE OMITIRA, DEPOIS DE TER PISADO A BASE SEGUINTE

Rebatida “ground” em direção ao interbases. Este efetuou a defesa e fez um lançamento descontrolado (“wild throw”) à 1ª base –a bola tocou o solo e foi parar nas arquibancadas. O batedor-corredor chegou à 2ª base, porém sem pisar a 1ª base. Alertado sobre a falha pelo “coach” da 1ª base, retornou à 1ª base e, após tocá-la, foi novamente à 2ª base. A equipe na defensiva apelou ao árbitro da 1ª base.
 
O corredor é “out”. Quando a bola está morta, nenhum corredor pode retornar para tocar uma base que omitira, depois de ter avançado e tocado a base seguinte. 

[Regra 7.10 (b) – REGRA APROVADA (2)]

sexta-feira, 29 de julho de 2016

CORREDOR CHUTA UMA BOLA REBATIDA

Nenhum eliminado, corredor na 1ª e 3ª base. Os “infielders” (defensores do campo interno) estão postados à frente de suas posições normais, preparados para uma jogada no “home”. “Ground Ball”* forte; a bola passa entre as pernas do defensor da 1ª base. O corredor da 1ª base, que estava passando atrás do defensor, chuta-a intencionalmente.  
 
O corredor é “out” (Interferência da Ofensiva). A bola fica fora de jogo (bola morta). O corredor da 3ª base não pode avançar. O batedor adquire o direito de ir à 1ª base.

[Regra 7.09 (k), Penalidade por Interferência]

*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

‘HOOMURAN BOORU’*

Num jogo do XXII Campeonato Brasileiro Interseleção de Beisebol –Categoria: 45 Anos–, um batedor deixou passar o terceiro “strike” –um arremesso em linha reta, com pouca velocidade–, sem girar o “bat”, e foi eliminado (“strikeout”). Um beisebolista veterano que estava assistindo ao jogo comentou: <Comeu ‘sanshin’* com um ‘Hoomuran Booru’!>
 
*‘Sanshin’ = “Strikeout”. Comeu ‘sanshin’ significa:  Eliminado por três “strikes”.
 
*‘Hoomuran Booru’ (vem de “Home Run Ball”) significa: Bola que qualquer batedor consegue rebater com facilidade.  

quarta-feira, 27 de julho de 2016

BATEDOR-CORREDOR É “OUT”?

“Ground Ball” forte na direção do arremessador.  Este efetuou a defesa e, para ganhar tempo, tirou a luva da mão –com a bola dentro– e jogou-a para o defensor da 1ª base, que estava posicionado sobre a ‘almofada’.  O batedor-corredor pisou a base depois que o defensor agarrou a luva.


Como a ação do arremessador –jogar a luva (com a bola dentro) ao defensor da 1ª base– não infringiu nenhuma regra,  o batedor-corredor é “out”.

[Regra 6.05 (j)]

segunda-feira, 25 de julho de 2016

CORREDOR CHEGA LEGALMENTE A UMA BASE E RETORNA À BASE ANTERIOR DEPOIS QUE O ARREMESSADOR ASSUME A POSIÇÃO “WINDUP”

Corredor na 1ª base, um eliminado. Rebatida de duas bases (“two-base hit”) para o espaço entre o jardim esquerdo (“leftfield”) e o jardim central (“centerfield”). O corredor da 1ª base chegou “safe” à 3ª base e o batedor-corredor alcançou tranquilamente a 2ª base. O arremessador assumiu a Posição “Windup”. Nesse momento, o corredor da 2ª base, achando equivocadamente que omitira a 1ª base, retornou àquela base; nenhuma jogada foi feita sobre ele. Esse procedimento é legal
 
Não. O corredor deve ser declarado eliminado.
 
Um corredor que adquire legalmente o direito a uma base não pode retornar à base anterior, depois que o arremessador assume uma posição de arremesso. 

[Comentário – Regra 7.01, vide Regra 7.08 (i)]

Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans

domingo, 24 de julho de 2016

BATEDOR FORA DE ORDEM – A EQUIPE NA OFENSIVA PERCEBE O ERRO

Após o primeiro arremesso a um batedor incorreto o técnico da equipe na ofensiva percebeu o erro e mandou o batedor correto ao “batter’s box”. O árbitro deve eliminar o batedor incorreto ou o batedor correto? Ou deve permitir essa alteração?
 
Ninguém deve ser declarado “out”. Essa alteração é legal. O batedor correto deve assumir a contagem de “ball” e “strike” do batedor incorreto.
 
[Beisebol – Regra 6.07 (a) (1)]

sábado, 23 de julho de 2016

BATEDOR ELIMINADO POR TER DEIXADO PASSAR A SUA VEZ DE BATER

Um eliminado, bases vazias. O terceiro batedor posicionou-se no “batter’s box” na vez do quarto batedor; depois de deixar passar dois “strikes”, acertou um potente “ground” na direção da 3ª base, mas foi eliminado na 1ª base. A equipe na defensiva apelou sobre o erro na ordem de batedores imediatamente após a jogada na 1ª base.
 
O quarto batedor é “out”. A jogada na 1ª base é anulada.  O jogo continua com o quinto batedor no “batter’s box”.  

[Regras: 6.07 (b),  6.07 (d) (1)]

sexta-feira, 22 de julho de 2016

BATEDOR FORA DE ORDEM – SITUAÇÃO REGULARIZADA

Batedor fora de ordem chegou à 2ª base através de um “base hit” (rebatida indefensável) para “leftfield” (jardim esquerdo).  Depois que o arremessador fez um arremesso ao batedor seguinte, o técnico da equipe na defensiva apelou sobre o erro na ordem de batedores. O árbitro deve aceitar a apelação e eliminar o batedor que deixou de bater na sua vez?
 
Não. Como foi efetuado um arremesso ao batedor seguinte, a situação desse batedor ficou regularizada.
 
Quando um batedor incorreto se converte em corredor ou é eliminado, e é efetuado um arremesso ao batedor seguinte de qualquer das equipes antes de ser feita uma apelação, a situação do batedor incorreto fica regularizada, daí em diante, e os resultados de suas ações se tornam legais. E nesse caso, o batedor seguinte deve ser aquele cujo nome vem em seguida ao do batedor incorreto legalizado.

[Regras:  6.07 (c), 6.07 (d), Comentário – Regra 6.07 (d)]

quinta-feira, 21 de julho de 2016

CORREDOR AVANÇA ENQUANTO UM BATEDOR FORA DE ODEM ESTÁ NO “BATTER’S BOX”

Um batedor fora de ordem está no “batter’s box”. No momento em que o arremessador inicia o primeiro arremesso a esse batedor, o corredor da 1ª base rouba a 2ª base. O técnico da equipe na defensiva apela sobre o erro na ordem de batedores e solicita o retorno do corredor. O corredor tem de retornar?
 
Não. Se um corredor avança num roubo de base, “balk”, “wild pitch” ou “passed ball” enquanto o batedor incorreto está no “batter’s box”, tal avanço é legal.

[Regra 6.07 (b) – NOTA]

quarta-feira, 20 de julho de 2016

APELAÇÃO SOBRE BATEDOR FORA DE ORDEM

Batedor fora de ordem acerta um “two-base hit” (rebatida de duas bases) para “centerfield” (jardim central). O corredor da 1ª base chega tranquilamente à 3ª base, porém sem pisar a 2ª base. Após receber a bola devolvida pelo “centerfielder” (jardineiro central), o arremessador lança ao defensor da 2ª base para apelar sobre a omissão de base. A defensiva pode ainda apelar sobre o erro na ordem de batedores?
 
Sim. A defensiva perde o direito de apelar sobre um batedor fora de ordem depois do primeiro arremesso ao batedor seguinte de qualquer das equipes, ou depois de qualquer jogada ou tentativa de jogada.

[Regra 6.07 (b)]

Um lançamento feito numa apelação não é considerado uma jogada.
 (Regra 6.07 – NOTAS 1 e 2)

terça-feira, 19 de julho de 2016

CORREDOR DESVIA DO CAMINHO DA BASE

Corredor na 3ª base, um “out”. Jogada combinada: “Squeeze Play”*. A bola rebatida foi rolando lentamente, rente à linha de “foul” da 3ª base, em território “fair”. O corredor desviou do caminho, para não trombar com o receptor que estava se preparando para efetuar a defesa, e cruzou o “home base”. (Quando o receptor apanhou a bola, o corredor já havia passado por ele.) O corredor deve ser declarado “out”?  
 
Não, porque ele desviou para evitar interferir na jogada do receptor.  
 
Um corredor é eliminado quando desvia mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base, para fugir do toque de um defensor.
 
O caminho da base de um corredor é estabelecido quando ocorre a tentativa de toque, e é uma linha reta entre o corredor e a base para a qual ele está tentando chegar a salvo.

[Regra 7.08 (a) (1) – vide NOTAS 1 E 2]
 
*“Squeeze Play” = Jogada em que uma equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de "bunt".

segunda-feira, 18 de julho de 2016

CORREDOR ELIMINADO POR ABANDONO DE BASE

“Pick-off play”* na 1ª base. O corredor, acreditando ter levado ‘tatti’* antes de conseguir retornar à base, foi em direção ao “dugout” e avançou uma distância razoável; o árbitro eliminou-o, interpretando seu ato como abandono de base.
 
[Comentário – Regra 7.08 (a)]
 
*“Pick-off play” é aquela jogada  para segurar um corredor na base, ou ‘pegar’ um corredor fora da base. “Pick-off play” = ‘kensei’.
 
*‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch) = toque. Levar ‘tatti’ significa ser tocado por um defensor com a bola firmemente segura na mão ou luva.

domingo, 17 de julho de 2016

“HOME RUN” INVALIDADO

Segunda metade do nono “inning”, placar empatado. Dois “outs”, corredor na 1ª base. “Home Run” sobre a cerca do “leftfield” (jardim esquerdo). O corredor da 1ª pisa a 2ª base e, achando que a vitória está automaticamente garantida, atravessa o “diamond” (quadrilátero) e vai em direção ao seu “bench”. Enquanto isso, o batedor-corredor toca todas as bases legalmente.
 
Decisão: O corredor da 1ª base deve ser declarado “out” por “abandono de esforço para tocar a base seguinte” (3ª eliminação). O quadrangular é anulado.

[Comentário – Regra 7.08 (a) – vide Regra 7.12]

sábado, 16 de julho de 2016

ARREMESSO TOCA O SOLO E ATINGE O BATEDOR

Um “wild pitch” (arremesso descontrolado) tocou o solo antes do “home plate”; a bola pulou na direção do batedor.  Este afastou-se rapidamente, mas não conseguiu evitar que ela o atingisse. O árbitro de “home” sinalizou um “hit by pitch” e concedeu-lhe a 1ª base.
 
Decisão correta. Se, porém, esse arremesso tivesse tocado o solo após ter passado pela zona de “strike”, o batedor não seria autorizado a ir à 1ª base.

[Regra 6.08 (b) – NOTA 4]

sexta-feira, 15 de julho de 2016

BATEDOR ATINGIDO POR UM ARREMESSO – ‘DEDDO BOORU’*?

O batedor foi atingido por um arremesso ‘shuuto’*; o árbitro sinalizou um ‘deddo booru’ e mandou-o à 1ª base. Como o batedor não tentou se esquivar da bola, o técnico da equipe na defensiva reclamou. A decisão, porém, foi mantida.  

Regra 6.08 (b) – NOTA 3: Somente o árbitro de “home” pode julgar e decidir se o batedor tentou ou não se esquivar do arremesso; se ele achar que o acidente foi inevitável devido à natureza da bola arremessada, deverá conceder-lhe a 1ª base.

*‘Deddo Booru’ (ou ‘Detto Booru’, como costumamos dizer): Vem de “dead ball” (déd ból), que quer dizer bola morta (é uma bola que está fora de jogo em razão de uma paralisação temporária da partida determinada legalmente). No beisebol brasileiro, esse termo é usado para designar aquele lance em que o batedor atingido por um arremesso adquire o direito de ir à 1ª base.  ‘Deddo Booru’ = “Hit By Pitch”.

*‘Shuuto’: Vem de “shoot” (shuut), que quer dizer tiro, chute (no futebol) etc. Arremesso que faz ‘shuuto’, como o pessoal costuma dizer, é aquele que “corre como um tiro” (aumenta de velocidade) quando se aproxima do batedor.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

BATEDOR POSICIONADO À FRENTE DO “HOME PLATE” É ATINGIDO POR UM ARREMESSO

Batedor posicionado à frente do “home plate” foi atingido por um arremesso ‘kaabu’*,  fora da zona de “strike”.  O árbitro declarou um "strike"; na sua opinião,  o arremesso poderia ter passado na zona de “strike” não fosse o contato com o batedor.
 
A posição do batedor –à frente  ou atrás do “home plate”– quando é atingido por um arremesso “strike” não é levada em consideração. 

[Regra 6.08 (b) – NOTA 1, NOTA 2]

*‘Kaabu’: Vem de “curve” (kâârv), que quer dizer curva; é um arremesso que faz curva quando se aproxima do "home plate". ‘Kaabu’ = “Curveball” (kâârvból).

quarta-feira, 13 de julho de 2016

CORREDOR FORÇADO A AVANÇAR É ELIMINADO AO ULTRAPASSAR A BASE QUE LHE FORA CONCEDIDA

Dois “outs”, bases lotadas. O batedor foi autorizado a ir à 1ª base –base por “balls”– e forçou  o avanço dos corredores. O corredor da 1ª base, ao ultrapassar a 2ª base e dar alguns passos em direção à 3ª base, foi eliminado por toque (“tag out”) pelo interbases. O corredor da 3ª base ainda não havia pisado o “home base” quando ocorreu a terceira eliminação.  Foi anotado ponto?

Sim, uma vez que o corredor da 3ª base já havia sido "empurrado" pela base por "balls", e o que ele precisava fazer era avançar e tocar o “home base”.   

[Regras: 6.08 (a), 7.04 (b)]

terça-feira, 12 de julho de 2016

DEFENSOR DERRUBA UMA BOLA REBATIDA EM VOO APÓS TOCÁ-LA COM A LUVA

Nenhum eliminado, corredor na 1ª e 3ª base, “line drive” na direção do interbases. Este derrubou a bola após tocá-la com a luva, pisou a 2ª base e lançou à 1ª base. O corredor da 3ª base pisou o “home plate”. Percebendo a intenção do defensor, o árbitro da 2ª base fez o gesto de “OUT” e aplicou a Regra 6.05 (l) –eliminou o batedor-corredor e retornou os corredores para suas bases.
 
Nesse lance, o árbitro deveria: (1) ‘matar’ a bola, levantando os braços; (2) apontar para o batedor-corredor; (3) fazer o gesto de “OUT”.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

SITUAÇÃO DE JOGADA FORÇADA HAVIA CESSADO

Um “out”, corredor na 1ª e 2ª base, “ground ball”* na direção da 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa nas proximidades da linha de “foul”, pisou a ‘almofada’ e lançou ao defensor da 2ª base para tentar um “double play” (jogada forçada). O corredor da 1ª base chegou “safe”, mas não conseguiu parar; e no momento em que ele soltou os pés da base, foi declarado eliminado. Houve reclamação, mas o árbitro manteve a decisão.
 
Decisão equivocada.  O corredor seria “out” somente se fosse tocado, já que a situação de Jogada Forçada havia deixado de existir tão logo ele pisou a base.  

[Regra 7.08 (e)]

*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo. “Ground Ball” = ‘Gorô’.

domingo, 10 de julho de 2016

DEFENSOR PARA UMA BOLA LANÇADA UTILIZANDO SEU BONÉ

No momento em que o arremessador iniciou o arremesso, o corredor da 1ª base  arrancou em direção à 2ª base. Ao tentar eliminá-lo, o receptor fez um mau lançamento. O interbases parou a bola com seu boné e tocou o corredor antes de ele alcançar a base.
 
O corredor pode avançar duas bases, sem o risco de ser eliminado.
 
O ponto de partida para concessão de bases é a posição que o corredor ocupava quando o interbases parou a bola.

[Regra 7.05 (d) –vide Nota]

sábado, 9 de julho de 2016

DEFENSOR PARA UMA BOLA “FAIR” UTILIZANDO SEU BONÉ

Nenhum corredor em base. O interbases parou um “ground ball” que estava passando perto da ‘almofada’ da 2ª base, utilizando seu boné,  e lançou à 1ª base. O batedor-corredor pisou a base depois que o defensor da 1ª base já havia recebido a bola.
 
O batedor-corredor pode avançar três bases, sem o risco de ser eliminado. A bola permanece em jogo e ele pode avançar para “home”, a seu risco.

[Regra 7.05 (b)]

sexta-feira, 8 de julho de 2016

LUVA ESCAPA DA MÃO DO DEFENSOR E TOCA UMA BOLA REBATIDA

Nenhum corredor em base. Rebatida “line drive” forte em direção ao espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base. No momento em que o interbases saltou para tentar efetuar a defesa, sua luva escapou da mão e teve contato com a bola. Há alguma penalidade?
 
Não.

[Comentário – Regra 7.05 (b) a 7.05 (e)]

Se o defensor tivesse atirado a luva, intencionalmente, e tocado a bola, o batedor-corredor poderia avançar três bases, sem o risco de ser eliminado.  

[Regra 7.05 (c)] 

quinta-feira, 7 de julho de 2016

LUVA ESCAPA DA MÃO DO DEFENSOR E TOCA UMA BOLA LANÇADA

Nenhum corredor em base. O defensor da 3ª base apanhou um “ground ball” e fez um lançamento descontrolado à 1ª base. No momento em que o defensor da 1ª base saltou para tentar efetuar a defesa, sua luva escapou da mão e teve contato com a bola.  Há alguma penalidade?
 
Não.
 
[Comentário – Regra 7.05 (b) a 7.05 (e)]

Se o defensor tivesse atirado a luva, intencionalmente, e tocado a bola, o batedor-corredor poderia avançar duas bases, sem o risco de ser eliminado.

[Regra 7.05 (e)]

quarta-feira, 6 de julho de 2016

OBSTRUÇÃO

Aconteceu no jogo final do XIV Campeonato Paulista de Beisebol Adulto 2016, realizado no dia 03/07/2016 no estádio Mie Nishi (Bom Retiro. Corredor na 2ª base. “Base Hit” (rebatida indefensável) ao jardim esquerdo. O corredor da 2ª base anotou ponto; o batedor-corredor tentou alcançar a 3ª base, mas foi tocado pelo defensor da 3ª base, que recebera a bola devolvida pelo jardineiro esquerdo. Ocorre que, nas proximidades da 2ª base, houve colisão entre o batedor-corredor e o defensor da 2ª base, que estava parado no caminho do corredor. O árbitro da 2ª base apontou a OBSTRUÇÃO e mandou o corredor à 3ª base. A equipe na defensiva reclamou –alegou que o defensor não teve intenção de estorvar o batedor-corredor–, mas a decisão foi mantida. Foi aplicada a Regra 7.06 (b) –não estava ocorrendo jogada sobre o batedor-corredor quando ele foi obstruído.

Regra 7.06: Quando ocorre uma Obstrução, o árbitro deve declarar “OBSTRUÇÃO” ou sinalizar a falta cometida.

a) Se estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, ou se o batedor-corredor for obstruído antes de tocar a 1ª base, o árbitro deverá sinalizar a infração, da mesma forma que quando declara “TIME”. A bola estará morta, imediatamente, e os corredores serão autorizados a avançar, sem o risco de serem eliminados, às bases que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se não tivesse ocorrido a Obstrução. O corredor obstruído será autorizado a avançar pelo menos uma base além daquela que havia tocado legalmente antes de a defensiva cometer a infração.

b) Se não estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, o árbitro deverá apenas sinalizar a infração e aguardar até que o lance seja concluído. Em seguida, deverá declarar “TIME!” e impor as penalidades –se houver– que, na sua opinião, anularão a falta cometida pela defensiva. Se tiver alguma dúvida, deverá consultar seus companheiros.

terça-feira, 5 de julho de 2016

CORREDOR AUTORIZADO A AVANÇAR SEM O RISCO DE SER ELIMINADO (3)

Corredor na 2ª base. Rebatida “ground” ao espaço entre o defensor da 3ª base e o interbases. O interbases afastou-se rapidamente, efetuou a defesa com grande dificuldade e fez um mau lançamento à 1ª base –a bola tocou o solo e pulou para fora do campo de jogo. (Quando o interbases soltou a bola, o corredor estava a caminho da 3ª base, e o batedor-corredor não havia alcançado a 1ª base.)
 
Nesta jogada, a concessão de duas bases deve ser feita com base na posição do corredor e do batedor-corredor no momento do arremesso.
 
Se o corredor tivesse pisado a 3ª base e o batedor-corredor, alcançado a 1ª base, quando o interbases soltou a bola, a concessão seria feita a partir da posição que eles ocupavam no momento  em que o lançamento descontrolado foi efetuado.

[Regra 7.05 (g) – vide REGRA APROVADA]

segunda-feira, 4 de julho de 2016

CORREDOR AUTORIZADO A AVANÇAR SEM O RISCO DE SER ELIMINADO (2)

Corredor na 1ª base. “Home Run” –a bola passou sobre a cerca do “centerfield” (jardim central). O corredor e o batedor-corredor podem ir diretamente para “home”?
 
Não. Eles têm de tocar legalmente cada base.

[Regras: 7.02 –vide NOTA 1, 7.05 (a)]

domingo, 3 de julho de 2016

CORREDOR AUTORIZADO A AVANÇAR SEM O RISCO DE SER ELIMINADO (1)

Corredor na 1ª base. Rebatida “ground” para o campo interno. O interbases efetuou a defesa e fez um lançamento descontrolado ("wild throw”) à 1ª base –a bola tocou a cerca lateral e saiu do campo de jogo. O corredor e o batedor-corredor foram autorizados a avançar duas bases.  Eles podem ir diretamente às bases que lhes foram concedidas?  
 
Não. Embora tenham adquirido o direito de avançar duas bases, sem o risco de serem eliminados, eles têm de tocar legalmente cada base.

[Regra 7.02 – NOTA 1, 7.05 (g)]

sábado, 2 de julho de 2016

DEFENSOR ATIRA SUA LUVA E TOCA UMA BOLA “FAIR”

Rebatida “liner”* para o lado esquerdo do defensor da 2ª base. Este deu um salto para tentar efetuar defesa, mas não teve bom êxito; a bola tocou o seu corpo e foi rolando em direção à cerca lateral.  O defensor da 1ª base, então, não teve dúvida: atirou sua luva e conseguiu detê-la.  
 
Nessa jogada deve ser aplicada a Regra 7.05 (c) –vide NOTA . O batedor pode avançar três bases, sem o risco de ser eliminado. A bola permanece em jogo, e ele pode avançar para “home”, a seu risco.
 
*“Liner” = “Line Drive”. É uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

BOLA ARREMESSADA ATINGE UM PÁSSARO

No momento em que o arremessador completou o arremesso, um pássaro passou voando perto do “home plate”; a bola atingiu-o em cheio.
 
Decisão: A bola fica morta. O arremesso não é contado.
 
[Regra 7.05 (a) – vide NOTA 1]