sexta-feira, 5 de setembro de 2014

INTERFERÊNCIA OU LANCE NORMAL?

Aconteceu num jogo de beisebol da Categoria Júnior: Corredor na 2ª base, um “out”, ‘hitto’* na direção do jardim central. O corredor passou pela 3ª base e foi decididamente para “home”. A bola lançada pelo jardineiro central –um ‘wan baundo’*– teve contato com o ‘mitto’* do receptor e rolou para as proximidades do “home plate”; o corredor, ao chegar deslizando para tentar anotar ponto, tocou essa bola com um dos pés e desviou-a. O árbitro decidiu que a jogada foi normal e validou o ponto.
 
Houve comentário de que deveria ser declarada uma Interferência.
 
Num lance assim, a decisão –se deve ou não ser declarada uma Interferência– fica a critério do árbitro; se, na sua opinião,  o contato do corredor com a bola foi intencional, deve declarar uma Interferência; se, porém, achar que o contato foi inevitável (portanto, involuntário), deverá decidir que o lance foi normal.
 
[Regras: 7.08 (b), 7.09 (j)]

*‘Hitto’ vem de “hit” (hit), do termo “base hit” (béis hit). Significa rebatida indefensável –aquela por meio da qual o batedor alcança a 1ª base, ou qualquer base subsequente, com segurança ("safe"), sem que tenha ocorrido erro na ação defensiva.
 
*‘Wan baundo’ vem de “one bound” (wân baund), que quer dizer um pulo, um salto; é aquela bola rebatida ou lançada que dá um pulo após tocar o solo.  
 
*‘Mitto’ vem de “mitt” (mit), um tipo especial de luva que oferece maior proteção à mão de uma pessoa. No beisebol, há luva especial para receptor –‘kyatti mitto’ = “catcher’s mitt” (kaetshar’s mitt)– e também para defensor da primeira base – ‘fasto mitto’ = “first (baseman’s) mitt” [farst (béismaen's) mit].

Sem comentários:

Enviar um comentário