sábado, 30 de agosto de 2014

BOLA MORTA – AVANÇO OU RETORNO DE CORREDORES

Geralmente, quando a bola está viva e uma jogada está em andamento, os corredores podem avançar ou ser eliminados, mas por várias razões a bola é considerada morta. Algumas vezes, durante situações de bola morta, os corredores podem avançar; outras vezes têm de retornar às bases que estavam ocupando anteriormente. As situações mais comuns são:

a) Se uma bola rebatida é declarada “foul”, os corredores têm de retornar às bases que estavam ocupando anteriormente [Regra 5.09 (e)].
 
b) Se um batedor é atingido por uma bola arremessada e adquire o direito de ir à 1ª base, os corredores avançam somente se forem forçados [Regra 5.09 (a)].
 
c) Se um defensor cai para dentro de um “dugout” ou arquibancadas após apanhar uma bola “fly”, os corredores avançam uma base [Regras: 5.10 (f),  7.04 (c)].
 
d) Se uma bola é lançada para dentro de um “dugout” ou arquibancadas, os corredores avançam duas bases [Regra 7.05 (g)].
 
e) Se um árbitro declara “TIME” quando um acidente incapacita um jogador ou árbitro, os corredores não podem avançar [Regra 5.10 (c)].
 
f) Se um técnico pede “TIME” para uma substituição –e um árbitro atende à sua solicitação–, os corredores não podem avançar [Regra 5.10 (d)].
 
g) Se um árbitro declara “TIME”, os corredores não podem avançar [Regra 5.10].
 
h) Se o árbitro de “home” atrapalha, acidentalmente, o receptor que está fazendo um lançamento para tentar eliminar um corredor, os corredores não podem avançar [Regra 5.09 (b)].
 
Fonte: Baseball Rules in Pictures, de G. Jacobs & J. R. McCrory

Sem comentários:

Enviar um comentário