sábado, 23 de agosto de 2014

BEISEBOL

BEISEBOL é um jogo entre duas equipes de nove jogadores cada uma, sob a direção de um técnico. As partidas são disputadas num campo fechado com o formato aproximado de um quadrante, de conformidade com as REGRAS OFICIAIS DE BEISEBOL, e sob a jurisdição de um ou mais árbitros.

O campo de jogo é dividido em duas partes: “INFIELD” (campo interno) e “OUTFIELD” (campo externo). O “INFIELD” é um quadrilátero com 90 pés (27,431m) de cada lado. O “OUTFIELD” é a área compreendida entre as duas linhas de “foul” –que delimitam os territórios “fair” e “foul”–, formadas pela extensão de dois lados do quadrilátero. A distância do “home base” até a cerca mais próxima, arquibancadas ou outro obstáculo em território “fair” deve ser de 250 pés (76,199m) ou mais. É preferível uma distância de 320 pés (97,534m) ou mais, ao longo das linhas de “foul”, e de 400 pés (121,918m) ou mais, em direção ao “CENTER FIELD” (jardim central). O “INFIELD” e o “OUTFIELD”, incluindo as linhas demarcatórias, determinam o território “fair”, e todas as demais áreas, o território “foul”. É recomendável que a distância do “home base” ao “backstop” (barreira situada atrás do “home base”) e das linhas de base à cerca mais próxima, arquibancadas ou outro obstáculo em território “foul” seja de 60 pés (18,288 m) ou mais. A distância entre o “pitcher’s plate” e o “home base” deve ser de 60 pés e 6 polegadas (18,44 m). Conforme as condições do campo, deve ser adotado um Regulamento Especial de Campo. Em algumas categorias são usadas medidas menores.


O objetivo de cada equipe é anotar pontos. Deve ser anotado um ponto cada vez que um corredor toca legalmente a 1ª, 2ª e 3ª base e o “home base”. Para que o ponto seja válido, o corredor tem de pisar o “home base” antes que seja completada a terceira eliminação do “inning” contra a sua equipe. A equipe vencedora será aquela que tiver anotado mais pontos do que a oponente ao término de um jogo regulamentar.

Durante o jogo as equipes se alternam na ofensiva e na defensiva. Equipe na ofensiva é aquela cujos jogadores vão procurar converter-se em corredores e anotar pontos. Um batedor torna-se um corredor, ou rebatendo o arremesso para o território “fair”, ou quando é autorizado pelo árbitro de “home” a ocupar a 1ª base, por quatro “balls” (“ball four”), por ter sido atingido pela bola arremessada (“hit by pitch”) etc. Equipe na defensiva é aquela cujos jogadores, posicionando-se dentro do campo de jogo, vão tentar eliminar os batedores e os corredores e evitar que sejam anotados pontos. Os jogadores da equipe na defensiva –exceto o arremessador e o receptor, que têm seus lugares já estabelecidos– podem posicionar-se em qualquer lugar do território “fair”. Contudo, tradicionalmente, eles são colocados em posições já determinadas. No campo interno, essas posições são: 1ª base (“FIRST BASE”), 2ª base (“SECOND BASE”), 3ª base (“THIRD BASE”) e interbases (“SHORTSTOP”) –entre a 2ª e a 3ª bases. No campo externo, os jogadores ocupam as seguintes posições: jardim esquerdo (“LEFT FIELD”), jardim central (“CENTER FIELD”) e jardim direito (“RIGHT FIELD”). Depois de eliminar três jogadores da equipe na ofensiva, os defensores vão para o “dugout” (ou “bench”) e aguardam a vez de bater. Os jogadores da outra equipe vão ocupar suas posições no campo de jogo.

O jogo é dividido em nove “innings” (entradas). Muitas vezes são jogados somente 8-1/2 “innings”. Mas isso só quando a segunda metade do último “inning” não precisa ser completada, porque a equipe local (aquela que inicia o jogo defendendo primeiro) está ganhando. Há casos em que o jogo é encerrado antes do nono “inning”, por motivo de chuva, más condições do campo, escuridão, diferença dilatada no placar etc. (“called game”), como também há jogos que vão além do nono “inning”, porque, havendo empate no placar, é necessário jogar “innings” extras até que uma equipe anote mais pontos do que a outra. 

No Brasil, os jogos que terminam empatados depois de jogados os “innings” regulamentares são decididos por “Tie-Break”, sem jogar “innings” extras (CT – 03 – 5.1/5.2).

Há categorias em que o jogo é dividido em menos de nove “innings".

Sem comentários:

Enviar um comentário