domingo, 3 de agosto de 2014

ÁRBITROS DO GRUPO SE CONSULTAM E DÃO A DECISÃO CORRETA

Um árbitro não deve hesitar em solicitar o auxílio de um companheiro quando tem dúvida sobre uma jogada, pois esse companheiro pode ter informações adicionais que poderão lhe dar condição para tomar uma decisão correta.



 
Conselhos a seguir:
 
a) Quando um árbitro procura ajuda, a reunião deve ser feita sem a presença do técnico e jogadores; é recomendável que todos os árbitros do grupo se reúnam, pois um deles pode ter informações que possibilitarão a solução do problema.   
 
b) Os técnicos não têm o direito de continuar opinando sobre uma jogada depois de apresentada a decisão final; isso porque eles já tiveram a oportunidade de debater a questão antes de ser tomada a decisão definitiva.
 
c) Quando uma decisão é revogada, os técnicos não devem discutir sobre isso se tal medida é tomada para corrigir um erro evidente de um árbitro.
 
d) O grupo de árbitros deve comunicar ao técnico a medida desfavorável  à sua equipe antes de dar a decisão final.
 
Se o equívoco de um árbitro na contagem de bolas arremessadas ou de eliminações pode afetar claramente uma jogada, deve-se tentar corrigir o erro.
 
Jogada: Corredor na 1ª base, contagem de bolas arremessadas: 3 – 1 (três “balls” – um “strike”), tentativa de roubo da 2ª base. O arremesso seguinte foi declarado “ball” (quarto “ball”), mas o receptor lançou à 2ª base; e o corredor foi tocado com a bola por um defensor antes de alcançar a 'almofada'. Como o árbitro, erroneamente, declarou “OUT”, o corredor, achando ter sido eliminado, saiu da base e foi tocado outra vez. 
 
Decisão: O corredor saiu da base, supondo que estava eliminado, em razão do equívoco do árbitro. Nesta situação, o corredor pode permanecer na 2ª base. O árbitro cometeu um erro, porém corrigível.
 
NOTA: Quando o grupo de árbitros perde a contagem de “balls” e “strikes”, recomenda-se consultar o anotador oficial.
 
Fonte: Manual do Árbitro da Confederação Panamericana de Beisebol – COPABE

Sem comentários:

Enviar um comentário