sexta-feira, 25 de julho de 2014

DEFENSOR DA 2ª BASE ESCONDE A BOLA

Rebatida “liner”* na direção do jardim esquerdo –a bola foi parar na cerca. O batedor-corredor alcançou a 2ª base, tranquilamente, e ficou sobre a 'almofada'. O defensor da 2ª base recebeu a bola devolvida pelo jardineiro esquerdo e caminhou rapidamente para o montículo (“mound”); após conversar com o arremessador, retornou, porém com a bola dentro da luva. Enquanto isso, o arremessador posicionou-se sobre o “pitcher’s plate”.  Esse procedimento é legal?
 
A artimanha de esconder a bola é legal, mas como o arremessador posicionou-se sobre o “pitcher’s plate”, sem estar de posse da bola, deve ser declarado um “balk”.  

[Regra 8.05 (i)]

Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans              
 
NOTA: Na jogada apresentada acima, mesmo que o arremessador não tivesse se posicionado sobre o “pitcher’s plate” –se tivesse permanecido perto da placa–, também seria declarado um “balk”.  [Se o arremessador está sobre ou perto (não necessariamente com a placa entre as pernas) do "pitcher's plate", sem estar de posse da bola, quando o defensor esconde a bola, tal ato deve ser interpretado como um intento de enganar o corredor; deve ser declarado um “balk”.]
 
(Comentário – Regra 8.05)
 
*"Liner" = “Line drive”. É uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário