quinta-feira, 31 de julho de 2014

BOLA (“FLY” OU “LINE DRIVE”) DERRUBADA INTENCIONALMENTE


De acordo com a Regra 6.05 (l), quando, com menos de dois “outs” e corredor na 1ª, 1ª e 2ª, 1ª e 3ª ou 1ª, 2ª e 3ª base , um defensor do campo interno (“infielder”) derruba, intencionalmente, um “fly” ou “line drive” rebatido para o campo interno, o batedor é “out”; a bola fica morta e o(s) corredor(es) deve(m) retornar à(s) base(s) que estava(m) ocupando no momento do arremesso. Deve-se aplicar esta regra também quando um defensor do campo externo (“outfielder”) chega perto do campo interno e derruba um “fly” ou “line drive” para provocar uma Jogada Dupla (“Double Play”).
 
NOTA: Nesta situação, o batedor não é eliminado se o defensor permite que a bola caia ao solo, sem ser tocada, exceto quando se aplica a Regra de “Infield Fly”. Quando um defensor do campo interno, ou um defensor do campo externo posicionado no campo interno, derruba um “fly” ou “line drive” rebatido para o campo interno, para provocar uma Jogada Dupla, o(s) corredor(es) pode(m) retornar à(s) base(s) que estava(m) ocupando no momento do arremesso (início dos movimentos de arremesso), sem o risco de ser(em) eliminado(s).
 
Sob esta regra, o(s) corredor(es) não pode(m) avançar; os árbitros devem declarar TEMPO! (“TIME”!), imediatamente, se julgarem que a bola foi derrubada intencionalmente.  
 
Fonte: Manual do Árbitro da Confederação Panamericana de Beisebol – COPABE

Sem comentários:

Enviar um comentário