segunda-feira, 9 de junho de 2014

'KENSEI'* NA 1ª BASE - ARREMESSADOR COMETE "BALK"

Temos visto vários arremessadores que, para fazer ‘kensei’ na 1ª base, estão apenas direcionando o pé livre –sem levantá-lo do solo– àquela base. Ou seja, não estão dando um passo em direção à base. Esse movimento é ilegal; caracteriza um “balk”.  


Enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, o arremessador deve dar um passo diretamente em direção a uma base antes de lançar a essa base; se ele muda a direção do pé livre, ou gira sobre esse pé sem realmente dar um passo, ou vira o corpo e lança antes de dar o passo, o árbitro deve declarar um “balk”.
 
[Comentário – Regra 8.05 (c)]

Para dar o passo em direção a uma base, o arremessador tem de levantar o pé livre inteiro do solo e abaixá-lo num local diferente de onde foi iniciado o movimento, e tal pé deve estar direcionado à base. O pé livre inteiro tem de ser movimentado numa direção, de forma que ele fique voltado para a base. Isto constituirá um passo. Ele não pode levantar o pé livre e trazê-lo de volta ao mesmo ponto de onde foi iniciado o movimento. Ao dar o passo, o calcanhar do pé livre não pode voltar ao mesmo ponto de onde o pé foi levantado.

Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues
 
*‘Kensei’ = "Pickoff Play” = Jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base.

Sem comentários:

Enviar um comentário