domingo, 15 de junho de 2014

BATEDOR EXECUTA “BUNT” COLOCANDO UM PÉ NO SOLO COMPLETAMNTE FORA DO “BATTER’S BOX”

Um “out”, corredor na 3ª base. O “coach” da 3ª base soltou a senha de “squeeze play”*. Percebendo isso, o arremessador jogou um ‘auto koona’*. Quando o corredor já estava bem perto do “home plate”, o batedor deu um passo e, colocando um pé no solo completamente fora do “batter’s box”, executou “bunt”; a bola foi em direção à 3ª base.  Como decidir este lance?
 
O batedor é “out” por ação ilegal. A bola torna-se morta e o corredor da 3ª base deve retornar à sua base.

[Beisebol – Regras: 5.09 (d), 6.06 (a)]
 
(Softbol – Regras: 7 – Seção 6d, 7- EFEITO – Seção 6a-j, 9 – Seção 1a)

*“Squeeze Play” = Jogada em que uma equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um “bunt”.
 
*‘Auto Koona’ vem de “out corner” (aut k’órna), que significa canto externo. Arremesso ‘auto koona’ é aquele direcionado ao lado externo da zona de “strike” do batedor.
 
No softbol, o batedor é eliminado quando rebate o arremesso enquanto está com um ou ambos os pés em contato com o solo completamente fora das linhas do “batter’s box”, ou  com qualquer parte de um pé tocando o “home plate”, independentemente de a bola rebatida ser “fair” ou “foul”. Já no beisebol, o batedor que rebate o arremesso com qualquer parte de um pé tocando o “home plate” deve ser eliminado somente quando esse pé está completamente fora das linhas do “batter’s box”.

Sem comentários:

Enviar um comentário