terça-feira, 20 de maio de 2014

JOGADA FORÇADA

Um “out”, corredor na 1ª e 2ª base, rebatida “fly” para trás do interbases. O corredor da 2ª base, achando que seria declarado um “Infield Fly”, permaneceu sobre a “almofada”; o da 1ª base, percebendo que seria um ‘poten hitto’*, correu para a 2ª base. A bola caiu entre o interbases e o jardineiro esquerdo. Este –que havia avançado para tentar efetuar a defesa– apanhou a bola que foi rolando em sua direção e lançou rapidamente à 2ª base; o defensor que a  recebeu deu ‘tatti’* no corredor da 2ª base, que se encontrava sobre a “almofada”, e em seguida tocou também o corredor da 1ª base.  Qual dos corredores deve ser eliminado?
 
Como a bola não foi apanhada no ar, o corredor da 2ª base teria que ter avançado à 3ª base; assim sendo, deve ser eliminado por ter sido tocado pelo defensor (Jogada Forçada). Quanto ao corredor da 1ª base, desde que tenha alcançado a 2ª base e esteja sobre a “almofada”, é “safe”.

[Beisebol – Regra 7.08 (e)]
 
(Softbol – Regra 8 – Seção 9c)

*‘Poten Hitto’ é um “pop fly” (bola rebatida que se eleva bastante mas não vai muito longe) que cai ao solo –nenhum defensor consegue apanhá-lo no ar– e permite que o batedor-corredor chegue a uma base.  ‘Poten’ é um vocábulo japonês que expressa o ruído de queda de algo. Usa-se, por exemplo, quando um objeto escapa da mão e vai ao solo <objeto tal escapou da mão e ‘poten’ no chão>. ‘Hitto’ vem do inglês “hit” (golpe, pancada etc.), que no beisebol e softbol significa rebatida indefensável.
 
*‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch), que quer dizer toque, contato etc. Dar ‘tatti’, como costumamos dizer, é tocar o corredor (ou batedor-corredor) com a bola firmemente segura na mão ou luva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário