sábado, 8 de março de 2014

RETOCAR BASES QUANDO A BOLA ESTÁ MORTA

Quando a bola está morta, nenhum corredor pode retornar para tocar uma base omitida, ou aquela que tenha deixado antecipadamente, depois de ter avançado e tocado uma base além daquela que omitira ou deixara ilegalmente. Um corredor pode retornar a uma base omitida (ou que deixara antecipadamente), quando a bola está morta, se ele não tiver tocado a base seguinte. Naturalmente, um corredor pode retornar para qualquer base que omitira (ou deixara antecipadamente), enquanto a bola está em jogo, a não ser que um corredor subsequente tenha anotado ponto.
 
EXEMPLOS:

1. A bola rebatida passa sobre a cerca em território “fair”, em voo ou após tocar o solo (a bola está morta). O batedor-corredor passa pela 1ª base sem pisá-la. Se tocar a 2ª base, não poderá retornar para corrigir sua falha; e se a equipe na defensiva apelar na 1ª  base, será declarado eliminado.

2. Rebatida “ground” em direção ao interbases. Este efetua a defesa e faz um lançamento descontrolado à 1ª base –a bola vai parar nas arquibancadas (a bola está morta). O batedor-corredor omite a 1ª base, mas é autorizado a ir à 2ª base devido ao mau lançamento. Ainda que lhe tenha sido concedida a 2ª base em razão do lançamento descontrolado, o corredor tem de retornar e tocar a 1ª base antes de se dirigir à 2ª base. 

3. O batedor acerta um “hit” simples ao jardim direito e omite a 1ª base ao ultrapassá-la. O jardineiro direito lança rapidamente ao defensor da 1ª base para tentar “pegar” o batedor-corredor antes que ele consiga retornar. O lançamento, porém, é mal executado e a bola vai parar dentro do “dugout”.

Decisão: O batedor-corredor é autorizado a ir à 3ª base. Entretanto, ele tem de retornar à 1ª base e tocá-la antes de pisar a 2ª base. Enquanto a bola está morta, ele pode retornar à 1ª base para corrigir sua falha antes de pisar a 2ª base; mas se ele alcançar a 2ª base, não poderá retornar à 1ª base, e se a equipe na defensiva apelar na 1ª base, será declarado eliminado.
 [Regra 7.10 (b) – REGRA APROVADA (1) (2), Comentário – Regra 7.10 (b), vide NOTAS 1, 2, 3 e 4]
 Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues

Sem comentários:

Enviar um comentário