sábado, 1 de março de 2014

COLISÕES NO “HOME PLATE” – REGRA EXPERIMENTAL


MLB – Major League Baseball e MLBPA – Major League Baseball Players Association instituíram uma regra experimental –a fim de diminuir o número de colisões violentas no “home plate"– para 2014 e discutem a possibilidade de oficializá-la  a partir de 2015. 

REGRA OFICIAL DE BEISEBOL 7.13

Colisões no “home plate” 

(1) Um corredor tentando anotar ponto não pode desviar do caminho do “home plate” –uma linha reta entre o corredor e o “home plate”– com o intuito de causar um contato com o receptor (ou outro jogador cobrindo o “home plate”); se o árbitro julgar que o corredor praticou tal ato, deverá declará-lo “out” (mesmo que o jogador que está cobrindo o “home plate” perca a posse da bola). Em tais circunstâncias, o árbitro deve declarar que a bola está morta; e todos os outros corredores devem retornar à última base tocada no momento da colisão.

Comentário – Regra 7.13 (1): O corredor, sem fazer esforço para alcançar o "home plate", abaixa o ombro e colide com o receptor, ou empurra-o com as mãos, cotovelos ou braços; esse procedimento pode ser interpretado como desvio do caminho para ir de encontro  com o receptor, infringindo a Regra 7.13. Se o corredor desliza em direção ao “home plate” de maneira adequada, não deve ser julgado ter infringido a Regra 7.13. O “sliding” (ato de deslizar) deve ser considerado adequado se os pés deslizam primeiro e nádegas e pernas do corredor tocam o solo antes do contato com o receptor. No caso de um “head sliding” (deslizar com a cabeça erguida e os braços esticados na direção da base), um corredor deve ser considerado ter deslizado adequadamente se seu corpo toca o solo antes de ter contato com o receptor. 

(2) A menos que esteja de posse da bola, o receptor não pode bloquear o caminho do corredor enquanto este está tentando anotar ponto. Se o árbitro achar que o receptor, sem estar de posse da bola, bloqueou o caminho do corredor, deverá declarar ou sinalizar que esse corredor é “safe”. Entretanto, não deve ser considerada uma violação desta Regra 7.13 se o receptor bloqueia o caminho do corredor quando está prestes a apanhar um lançamento, e o árbitro decide que ele não conseguiria efetuar a defesa se não se posicionasse dessa forma, e que o contato com o receptor foi inevitável.  

Sem comentários:

Enviar um comentário