quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ÁRBITRO DE BASE - MOVIMENTAÇÃO, POSICIONAMENTO E TOMADA DE DECISÃO NUMA BOLA REBATIDA

a) Num “hit” (rebatida indefensável) ou num “easy fly” (bola “fly” facilmente defensável), ou quando um “ground ball” (bola rebatida para o solo) resvala para o campo externo, o árbitro não precisa correr atrás da bola, a menos que as condições do campo exijam essa movimentação. Nesses casos, deve posicionar-se adequadamente para observar o defensor apanhando a bola e o corredor avançando a uma base.
 
b) O árbitro deve ir atrás da bola rebatida nos seguintes casos:
 
1) Num “fly” para o campo externo, cuja defesa seja considerada difícil.
 
2) Quando um defensor do campo interno vai no encalço de uma bola “fly” e tenta apanhá-la virado de costas para o campo interno.
 
3) Quando vai atrás de uma bola rebatida para o campo externo, o árbitro não deve se preocupar em retornar. A responsabilidade de decidir uma eventual jogada na sua base deve ser transferida a um de seus companheiros. Evitar-se-á, dessa forma, que tal jogada seja julgada por mais de um árbitro.
 
c) Nas rebatidas “fly” para o campo externo, a responsabilidade dos árbitros de base é determinada de acordo com a trajetória da bola. Basicamente, os árbitros devem movimentar-se da seguinte forma:
 
1) Se a bola voar para a área entre o jardineiro direito e a cerca do campo à sua esquerda, a responsabilidade será do árbitro da 1ª base.
 
2) Se a bola for na direção do espaço entre o jardineiro direito e o jardineiro esquerdo, a responsabilidade será do árbitro da 2ª base.
 
3) Se a bola subir para a área entre o jardineiro esquerdo e a cerca do campo à sua direita, a responsabilidade será do árbitro da 3ª base.
 
d) Os árbitros não devem tirar os olhos da bola até que a jogada seguinte seja completada.
 
e) A decisão sobre uma bola “fly” rebatida para o campo externo deve ser dada pelo árbitro que observou o lance. Se a bola não for apanhada no ar, deve fazer o gesto de “Safe”. Se a bola for apanhada no ar, deve fazer o gesto de “Out” –se essa jogada ocorrer nas proximidades das linhas de “foul”, deve indicar primeiro se a rebatida é “fair” ou “foul” e, em seguida, declarar “OUT!”, fazendo o gesto correspondente. Para decidir se uma bola rebatida para as proximidades das linhas de “foul” é “fair” ou “foul”, o árbitro deve movimentar-se rapidamente e parar, sempre que possível, sobre a linha de “foul” (deve ter a linha entre as pernas).  

Sem comentários:

Enviar um comentário