quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA – FOI ANOTADO PONTO?

Dois “outs”, corredor na 1ª e 3ª base. Rebatida “ground” para as proximidades da “almofada” da 2ª base. O interbases efetuou a defesa com dificuldade e fez um lançamento perfeito para “home”, mas não conseguiu eliminar o corredor da 3ª base. Continuando a jogada, o receptor lançou à 1ª base, porém a bola atingiu as costas do batedor-corredor; e como este estava fora da faixa de três, o árbitro declarou-o eliminado por Interferência. Foi anotado ponto?
 
Como a terceira eliminação ocorreu antes de o batedor-corredor tocar a 1ª base, não foi anotado ponto.  (Se o lance acima tivesse acontecido com menos de dois “outs”, seria contado um ponto, já que a Interferência ocorreu depois que o corredor da 3ª base pisou o “home plate” –a jogada anterior é válida.)  

[Regras: 2.00 “INTERFERENCE” (a) – vide NOTA, 4.09 (a) – vide EXCEÇÃO (1), 6.05 (k)]

Comentário – Regra 2.00 [“INTERFERENCE” (a)]

Nova redação (alteração feita em 2013): Caso o batedor-corredor não tenha tocado a primeira base, todos os corredores devem retornar à última base que estavam ocupando no momento do arremesso; se, entretanto, durante uma jogada intermediária –com menos de duas eliminações– um corredor anota ponto, e depois o batedor-corredor é declarado “out” por Interferência fora da faixa de três pés, o corredor que pisou o “home plate” é “safe” e deve ser contado um ponto.

Sem comentários:

Enviar um comentário