terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CORREDOR EVITA O TOQUE DO RECEPTOR E CHEGA DESLIZANDO AO “HOME PLATE”

Jogo Cleveland Indians vs. Kansas City Royals. Segunda metade do 5º “inning”, corredor na 1ª e 3ª base, um “out”.   Royals no ataque. O corredor da 1ª base tenta roubar a 2ª base, mas o receptor lança rapidamente à 2ª base e provoca um “run-down play”. Enquanto ocorre a jogada de perseguição, o corredor da 3ª base distancia-se da base e prepara-se para arrancar para “home”. Vendo isso, o defensor da 1ª base despacha a bola à 3ª base, e aí tem início nova jogada de perseguição. O corredor da 3ª base, porém, consegue evitar o toque do receptor –agacha-se no momento em que ele tenta tocá-lo– e chega deslizando ao “home plate”. O árbitro declara-o “safe”.
 

O movimento feito pelo corredor para evitar ser tocado é legal. Se ele tivesse desviado mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base, para fugir do toque, seria declarado eliminado.  
Regra 7.08 (a) (1): Um corredor é eliminado quando desvia mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base, para fugir do toque de um defensor, a menos que sua ação seja para evitar interferir na jogada de um defensor que está apanhando uma bola rebatida. O caminho da base de um corredor é estabelecido quando ocorre a tentativa de toque, e é uma linha reta entre o corredor e a base para a qual ele está tentando chegar a salvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário