quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

COMO MARCAR UMA OBSTRUÇÃO

Beisebol

a) Se estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, ou se o batedor-corredor for obstruído antes de tocar a 1ª base, o árbitro deverá sinalizar a infração, da mesma forma que quando declara “Time”. A bola estará morta, imediatamente, e os corredores serão autorizados a avançar, sem o risco de serem eliminados, às bases que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se não tivesse ocorrido a Obstrução. O corredor obstruído será autorizado a avançar pelo menos uma base além daquela que havia tocado legalmente antes de a defensiva cometer a infração.
 
b) Se não estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, o árbitro deverá apenas sinalizar a infração e aguardar até que o lance seja concluído. Em seguida, deverá declarar “TIME!” e impor as penalidades –se houver– que, na sua opinião, anularão a falta cometida pela defensiva. Se tiver alguma dúvida, deverá consultar seus companheiros.

[Regra 7.06 (a) (b)]
Softbol
O árbitro deve sinalizar uma Bola Morta Demorada (“Delayed Dead Ball”). A bola permanece viva até que a jogada seja concluída. Ao corredor obstruído e a cada um dos corredores afetados pela Obstrução deve ser concedida a base que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se não tivesse ocorrido a falta do defensor. Se o corredor obstruído é eliminado antes de chegar à base que teria alcançado se não tivesse ocorrido a Obstrução, deve ser declarada uma bola morta. Ao corredor obstruído e a cada corredor afetado pela Obstrução deve ser concedida a base que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se a defensiva não tivesse cometido a falta.
 (Regra 8 – EFEITO – Seção 7b)

Sem comentários:

Enviar um comentário