segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

BEISEBOL

Beisebol é um jogo entre duas equipes de nove jogadores cada uma, sob a direção de um técnico. O objetivo de cada equipe é ganhar, anotando mais pontos do que a oponente. A vencedora do jogo será aquela que tiver anotado o maior número de pontos ao término de um Jogo Regulamentar. (Regras 1.01, 1.02 e 1.03.)
 
Antes de 1857, o objetivo de cada equipe era marcar 21 carreiras (“runs”) ou pontos para ganhar o jogo. Assim, um jogo poderia terminar após um único “inning”, ou terminar sem vencedor se nenhuma das equipes conseguisse anotar 21 pontos antes de começar a escurecer.
 
O beisebol como é jogado atualmente foi adotado pela primeira vez na temporada de 1857. As equipes tinham que jogar nove “innings”, ou cinco “innings” –em caso de a partida ser encerrada antecipadamente por alguma razão– para o jogo ser considerado regulamentar.
 
O primeiro jogo realizado de acordo com as regras inventadas por Alexander Cartwright –misturando as melhores propriedades de vários jogos que utilizam taco e bola– para criar o jogo que conhecemos como beisebol teve lugar no Elysian Fields em Hoboken, New Jersey, no dia 19 de junho de 1846, entre New York Nine e New York Knickerbockers (clube de Cartwright). O jogo durou somente quatro “innings”; o Nine marcou 21 pontos na primeira metade do quarto “inning”, anotou mais 2 pontos por medida de segurança, e depois não permitiu que Knicks anotasse ponto na sua última vez no ataque; e assim manteve o placar de 23 – 1.

Fonte: The Rules of Baseball, de David Nemec

Sem comentários:

Enviar um comentário