domingo, 2 de fevereiro de 2014

ÁRBITRO DE BASE – POSICIONAMENTO E POSTURA

a) QUANDO NÃO HÁ CORREDOR(ES) EM BASE

1) Posicionamento: A posição inicial do árbitro da 1ª base é ligeiramente fora da linha de “foul” da 1ª base, um a dois metros atrás do defensor da 1ª base, mas sempre mantendo uma distância de pelo menos seis metros da base. A posição inicial do árbitro da 2ª base é na área central do campo, cerca de seis metros além da beira da grama do campo externo. A escolha do lado em que vai se posicionar –no lado esquerdo ou no lado direito da área central– depende do batedor. Deve permanecer sempre no lado para onde o batedor tende a “puxar” a bola, ou seja, no lado esquerdo, quando o batedor é destro, e no lado direito, quando o batedor é canhoto; isso porque a maioria dos defensores se posiciona no lado oposto do batedor. A posição inicial do árbitro da terceira base é ligeiramente fora da linha de “foul” da 3ª base, pelo menos dois ou três passos além da beira da grama do campo externo.
 2) Postura: De pé e com as mãos abaixadas para os lados do corpo –os pés devem estar separados (mais ou menos a largura dos ombros).
b) QUANDO HÁ CORREDOR(ES)  EM BASE
 
 1) Posicionamento: três a quatro metros atrás da base.
 2) Postura: Agachados e com as mãos colocadas acima dos joelhos.
 c) Dessas posições devem observar todos os movimentos do arremessador (inclusive seu posicionamento no “pitcher’s plate”) e acompanhar a trajetória da bola arremessada até ela chegar no “mitt” ou ser rebatida. Devem estar atentos a todas as jogadas e preparados para ir com facilidade para qualquer lado, para que possam ter condições de decidir corretamente e auxiliar o árbitro de “home” em algumas decisões, quando solicitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário