sábado, 11 de janeiro de 2014

DEFENSOR DA 1ª BASE COMETE OBSTRUÇÃO

Um "out", corredor na 2ª base. "Base hit" (rebatida indefensável) na direção do jardim central. O corredor da 2ª base tenta anotar ponto, porém é eliminado. O batedor-corredor, ao fazer a curva após tocar a 1ª base, choca-se com o defensor da 1ª base, que não está de posse da bola nem está em ação para apanhar a bola, e vai ao solo. Levantando-se rapidamente, corre à 2ª base, mas é tocado pelo interbases –que havia recebido a bola lançada pelo receptor– pouco antes de alcançar a “almofada”. Como deve ser decidido este lance?
 
Beisebol
 
O árbitro deve sinalizar a Obstrução. Concluída a jogada, deve declarar “Time” e decidir se o batedor-corredor teria conseguido chegar à 2ª base se o defensor não tivesse cometido a falta; em caso afirmativo, deve conceder-lhe a 2ª base; do contrário, deve declará-lo eliminado. A jogada no "home plate" é válida; o corredor é "out".

[Regra 7.06 (b), Comentário – Regra 7.06 (b)]

Softbol

Deve ser sinalizada uma Bola Morta Demorada (“Delayed Dead Ball”). A bola permanece viva até que a jogada seja concluída. Ao batedor-corredor deve ser concedida a 2ª base se, na opinião do árbitro, ele teria conseguido alcançá-la se não tivesse ocorrido a falta do defensor. A jogada no “home plate” é válida; o corredor é “out”.

(Regra 8 – Seção 7b-1/2, Regra 8 – EFEITO – Seção 7b-1/2/3)

Sem comentários:

Enviar um comentário