terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CORREDOR ATINGIDO POR BOLA REBATIDA ENQUANTO ESTÁ SOBRE UMA BASE

Nenhum “out”. A bola rebatida –um “liner”*– atinge o corredor da 1ª base, que se encontra sobre a “almofada”. O defensor da 1ª base –posicionado atrás da base– apanha a bola e dá ‘tatti’*  no corredor, que continua em contato com a base. Em seguida, pisa a 1ª base. É uma jogada dupla (“double play”)?
 
Softbol
 
Não. O corredor não é “out”. Como a bola não havia passado um defensor do campo interno (excluindo o arremessador) quando o atingiu, ela torna-se morta imediatamente. O batedor deve ser autorizado a ir à 1ª base, e o corredor da 1ª base, à 2ª base, sem o risco de serem eliminados.
 
(Regras: 8 - Seção 1e, 8 - EFEITO - Seção 1e-3, 8 - Seção 10m, 9 - Seção 1g -2)
 
Fonte: Official Softball Rule Case Book, editado pela JSA - Japan Softball Association

Beisebol
 
Não. O corredor é “out”. A bola torna-se morta. O batedor adquire o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado.

[Regra 7.08 (f) - vide Regras 5.09 (f) e 7.09 (k)]

*“Liner” é uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo. “Liner” = “Line Drive”.
 
*Dar ‘tatti’  significa tocar o corredor (ou batedor-corredor) com a bola firmemente segura na mão ou luva.

Sem comentários:

Enviar um comentário