sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CONCESSÃO DE BASES

Rebatida indefensável em direção ao jardim central. O corredor da 1ª base passou pela 2ª base, sem pisá-la, e continuou avançando. O jardineiro central tentou uma jogada sobre o corredor, porém o lançamento foi mal executado e a bola saiu do campo de jogo passando sobre a cerca lateral. Que decisão deve ser dada, considerando-se as seguintes situações:
 
(1)   A bola saiu do campo de jogo quando o corredor da 1ª base estava entre a 2ª e a 3ª bases.
 
(2)   A bola saiu do campo de jogo quando o corredor da 1ª base estava entre a 3ª base e o “home plate”.

Softbol
 
Em ambas as situações o corredor deve ser autorizado a ir para “home”; mas isso se ele conseguir retornar à 2ª base antes que a equipe na defensiva apele sobre a omissão de base (a apelação pode ser feita enquanto a bola está morta). O corredor pode retornar para tocar uma base que omitira, mesmo que a bola se torne morta após ele ter chegado à base seguinte. Se um corredor tocar a base seguinte e retornar à sua base original, essa base original será considerada a “ultima base tocada”, para os propósitos de concessão de bases em razão de um lançamento descontrola (“overthrow”).

(Regras: 8 – Seção 7f, 8 – EFEITO – Seção 7f – vide EXCEÇÃO 2, 8 – EFEITO – Seção 9g-j)

Beisebol
 
Em ambas as situações o corredor deve ser autorizado a ir para “home”; mas isso se ele conseguir retornar à 2ª base antes que a equipe na defensiva apele sobre a omissão de base. No beisebol, quando a bola está morta, um corredor não pode retornar para tocar uma base omitida, depois de ter avançado e tocado uma base além daquela que omitira. Se houver apelação, será eliminado.

[Regras: 7.05 (g), 7.10 (b) – REGRA APROVADA (2), Comentário – Regra 7.10 (b)]

Sem comentários:

Enviar um comentário