sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

BATEDOR FORA DE TURNO

Quando ocorrem situações em que o batedor bate fora de ordem, há dois princípios básicos que devemos ter em mente:
 
1. Quando um batedor bate fora de turno, o jogador que deve ser eliminado é o batedor correto.
 
2. Quando um batedor incorreto se torna um corredor ou é eliminado, e é efetuado um arremesso ao batedor seguinte de qualquer das equipes (ou é feita uma jogada ou tentativa de jogada) antes que haja uma apelação, a situação desse batedor incorreto fica regularizada; os resultados de sua ação tornam-se legais. A ordem de batedores, então, recomeça com o jogador escalado para bater depois do batedor incorreto legalizado.
 
Qualquer avanço ou eliminações que resultem de uma jogada em que o batedor incorreto se torna um corredor devem ser anuladas, mas desde que a equipe na defensiva apele no momento certo. [Eliminações feitas em jogadas sobre corredores fora da base (“pick off play”) ou em tentativas de roubo de base (“steal play”) enquanto o batedor incorreto está no “batter’s box” são legais.] Os corredores devem retornar às bases que ocupavam no momento em que o batedor incorreto entrou no “batter’s box” [com exceção dos avanços a que se refere a NOTA  da Regra 6.07 (b) ou das eliminações feitas em “pick off play”* ou “steal play”* enquanto o batedor incorreto está no “batter’s box”].

Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues

*“Pick off play” = Jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. “Pick off play” = ‘kensei’.
 
*“Steal play” = Jogada em que a defensiva tenta eliminar um corredor em roubo de base. “Steal play” = ‘toorui’.

Sem comentários:

Enviar um comentário