sábado, 25 de janeiro de 2014

ÁRBITRO DE “HOME” – ITENS BÁSICOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS

a) O árbitro de “home” deve:
 
1)  Assegurar-se de que um saquinho de breu está colocado sobre o solo, atrás do “pitcher’s plate”, antes de iniciar o jogo.
 
2) Contar os arremessos preparatórios.
 
3) Observar como o arremessador recebe as senhas do receptor e qual a posição dos seus pés.
 
4) Acompanhar os movimentos do arremessador e observar se ele está obedecendo a regra que exige uma parada completa. 
 
5) Observar se o arremessador efetua o arremesso dentro de 12 segundos após receber a bola (quando não há corredor em base).
 
6) Indicar ao anotador se um ponto é válido ou não.
 
7) Movimentar-se de preferência pela esquerda quando vai entrar no quadrilátero, após uma rebatida, porque o receptor, ao sair de sua posição, tem tendência de ir para a direita.
 
8) Sair de sua posição –para a direita ou para a esquerda, conforme a direção da bola– num “wild pitch” ou “passed ball”, ou num “catcher’s fly”, para não estorvar o receptor.
 
9) Tirar a máscara do rosto, sem pressa, enquanto se movimenta a uma direção (deve tirar sempre com a mão esquerda, mas se o fizer com a mão direita, deverá passar rapidamente para a mão esquerda). A máscara não deve ser colocada debaixo do braço.
 
10) Declarar “Time” no momento oportuno.
 
b) O árbitro de “home” não deve:
 
1) Iniciar um “inning” enquanto os “coaches” da equipe na ofensiva não tiverem ocupado seus lugares no “coach’s box”.
 
2) Permitir que deixem qualquer equipamento (máscara, “bat”, capacete etc.) fora do “dugout”.
 
3) Permitir que o batedor saia constantemente do “batter’s box”. Se permitir que ele saia, deverá exigir que permaneça bem perto do “box” (dentro do círculo ao redor do “home plate”).
 
4) Permitir que um arremessador use uma luva de golfe (ou outro tipo de luva) na mão que usa a luva de beisebol enquanto está atuando na sua posição. Outros defensores não estão sujeitos a essa restrição, porém eles não podem esfregar a bola com a luva de golfe (ou outro tipo de luva).
 
5) Permitir que um jogador use munhequeira ou outro tipo de faixa de cor branca enquanto está atuando como batedor ou defensor. Os jogadores, especialmente os arremessadores, não devem ser autorizados a usar joias que possam incomodar outros jogadores.
 
6) Indicar a 1ª base, num “ball four”, ou declarar “Batter Out”, num “strike out”.
 
7) Fazer o gesto de bola morta, imediatamente, quando o arremessador comete “balk”;  deve apenas declarar “Balk”, apontando para o arremessador.
 
8) Entregar uma nova bola ao arremessador ou ao receptor, depois de um “home run” rebatido para fora do campo, até que todos os corredores tenham tocado o “home plate”.
 
c) O árbitro de “home” não precisa indicar a contagem de bolas (“ball count”) a cada arremesso; deve fazê-lo a cada três arremessos; quando é solicitado a fazê-lo; quando a contagem é três “balls” ou  dois “strikes”, ou quando a contagem é  três “balls” e dois “strikes”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário