segunda-feira, 11 de novembro de 2013

JOGADA DUPLA OU BOLA “FLY” DERRUBADA INTENCIONALMENTE?

Um eliminado, bases cheias, rebatida “fly” ao jardim esquerdo. Os corredores retornaram a suas bases. O jardineiro esquerdo tocou a bola com a luva e deixou-a cair  propositadamente. Em seguida, apanhou-a com a mão e lançou rapidamente à 3ª base. Continuando a jogada, o defensor da 3ª base fez um lançamento perfeito à 2ª base. Houve uma Jogada Dupla ou deve ser aplicada a Regra de Bola Derrubada Intencionalmente?
 
Se os corredores da 2ª base e 1ª base não tiverem chegado à 3ª base e 2ª base, respectivamente, antes das bolas lançadas a essas bases, houve, sim, uma Jogada Dupla.
 
[Beisebol – Regra 7.08 (e)]
 
(Softbol – Regra 8 – Seção 9c)
 
A regra de Bola Derrubada Intencionalmente deve ser aplicada somente quando um defensor derruba propositadamente uma bola “fair fly” –incluindo um “line drive” ou um “fly” resultante de “bunt”– que poderia ser apanhada por um defensor do campo interno  mediante um esforço normal. E nesse caso, o batedor-corredor é “out”, a bola torna-se morta e o(s) corredor(es) deve(m) retornar à(s) base(s) que estava(m) ocupando no momento do arremesso. O batedor não será eliminado se o defensor permitir que a bola caia ao solo, sem ser tocada.
 
[Beisebol – Regra 6.05 (l) – vide NOTAS 1 e 2]
 
(Softbol – Regra 8 – Seção 2l, Regra 8 – EFEITO – Seção 2l )

Sem comentários:

Enviar um comentário