terça-feira, 15 de outubro de 2013

RECEPTOR BLOQUEIA O CAMINHO DA BASE NO MOMENTO EM QUE RECEBE A BOLA LANÇADA

Softbol

Um eliminado, corredor na 2ª base. Rebatida indefensável (“base hit”) ao jardim esquerdo.  O corredor pisou a 3ª base e disparou para “home”. O lançamento para “home” efetuado pelo jardineiro esquerdo resultou em “close play” (jogada apertada). No momento em que recebeu a bola lançada, o receptor estava bloqueando o caminho da base; e por isso acabou se chocando com o corredor. Devido a essa colisão, o receptor derrubou a bola; como, porém, o corredor não havia pisado o “home plate”, apanhou a bola do chão e eliminou-o com um toque (“tag out”) . O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que o corredor não conseguiu alcançar a base porque fora obstruído pelo receptor. Reclamou com razão?
 
Não. A reclamação é improcedente. Seria Obstrução se o receptor estivesse bloqueando o caminho da base sem estar de posse da bola ou sem estar em ação para apanhar a bola lançada. Neste caso, como o bloqueio foi feito ao mesmo tempo em que recebia a bola lançada, não deve ser aplicada a regra 8 – Seção 7b. 

Fonte: Official Softball Rule Case Book, editado pela JSA – Japan Softball Association

Sem comentários:

Enviar um comentário