quarta-feira, 30 de outubro de 2013

BATEDOR-CORREDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE

Nenhum corredor em base, um eliminado, “ball count” (contagem de bolas arremessadas) em 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). O batedor tentou rebater o arremesso seguinte –um “slider”*–, mas não conseguiu; a bola fez um efeito grande e, sem ter contato com o “bat”, foi parar no “backstop” (barreira situada atrás do “home plate”).  O batedor-corredor alcançou a 1ª base, tranquilamente, e ultrapassou-a. Vendo isso, o receptor, que já havia recuperado a bola, lançou rapidamente ao defensor da 1ª base. Se o batedor-corredor for tocado antes de retornar à base, será declarado eliminado?
 
Não. Um batedor-corredor não poderá ser eliminado por toque depois de ultrapassar a 1ª base –correndo ou deslizando– se retornar imediatamente à base. Se, porém, tentar correr para a 2ª base, poderá ser eliminado.

[Regras: 7.08 (c) – EXCEÇÃO (vide NOTA 1), 7.08 (j)]

*“Slider” é um arremesso intermediário entre uma bola curva –“curve ball” –e  uma bola rápida –“fast ball”; produz menos efeito, porém mais velocidade do que uma bola curva; cai menos do que uma bola curva e tende a desviar em direção ao  batedor ou afastar-se dele. 
 
No softbol também o batedor-corredor que ultrapassa a 1ª base não pode ser eliminado por toque, desde que retorne diretamente à base.  
 
(Regra 8 – Seção 10i)

Sem comentários:

Enviar um comentário